O Governador do Amazonas, Omar Aziz, anunciou a assinatura do contrato de obras e serviços de engenharia do monotrilho de Manaus, a principal obra de mobilidade urbana da cidade para a Copa 2014. As obras ficarão a cargo do Consórcio Monotrilho Manaus, composto pelas empresas CR Almeida S.A., Engenharia de Obras Mendes Júnior Trading e Engenharia S.A. de engenharia, além da Scomi Engineering BHD, responsável pelo fornecimento da tecnologia e dos veículos que comporão o monotrilho.
Segundo a Secretária de Estado de Infraestrutura (Seinfra), Waldívia Alencar, a assinatura do contrato permitirá o início da elaboração do Projeto Executivo. "A partir de agora, o consórcio vencedor da licitação inicia o projeto executivo e o delineamento da área onde será realizada a obra para implantação do monotrilho", afirmou.
Waldívia Alencar informou ainda que o cronograma da obra está em elaboração e que as primeiras intervenções estão sendo definidas por meio de reuniões entre o consórcio e a Seinfra, que atualmente discutem a necessidade do número de frente de obras, entre outros itens.
A obra, orçada em R$ 1,4 bilhão, teve sua licitação lançada em outubro de 2011, sob suspeita de superfaturamento. Além disso, uma análise do Ministério Público Federal no Amazonas (MPF/AM) e da Controladoria Geral da União (CGU) identificou irregularidades no projeto básico da obra, como a inclusão do trajeto sobre edifícios tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no centro histórico de Manaus.
Construção
O monotrilho deverá integrar as zonas Norte e Leste ao centro da cidade e à Arena Amazônia, estádio que será utilizado para os jogos da Copa.
Com 20,2 km de extensão, o monotrilho contará com nove estações ao longo da cidade. As estações, que serão situadas nos canteiros centrais das ruas, terão 90 m² cada, serão climatizadas e contarão com escadas rolantes, elevadores e calçadas rebaixadas. A estrutura das estações será de lajes situadas sobre os pilares centrais e o fechamento, em metal. As bilheterias ficarão instaladas em mezaninos localizados nas laterais das avenidas, que serão interligadas com as estações através de passarelas metálicas. Além disso, as estações contarão com sistema de comunicação visual moderno e receberão trens a cada três minutos nos horários de pico e a cada cinco nos horários normais. Com isso, são estimadas 212 mil viagens por dia.
Juntamente com o monotrilho, deverá ser instituído o sistema de BRT (Bus Rapid Transit), que criará vias específicas para ônibus por toda a cidade e será integrado ao monotrilho, de forma física e tarifária. A tarifa máxima estipulada para o monotrilho é de R$ 3,50.
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