Um acordo viabilizando a iniciativa foi firmado, nesta quinta (9), entre o presidente do colegiado, deputado Sílvio costa Filho, do PTB, e o reitor da UFPE, Anísio Brasileiro, durante encontro realizado na instituição de ensino. Na ocasião, também foi definida a realização de uma audiência pública, no mês de março, com a participação de pesquisadores da universidade e estudantes.
Para Sílvio Costa Filho, a comunidade acadêmica não pode ficar de fora da carta aberta contendo as propostas de entidades públicas e da sociedade civil.
O parlamentar salientou que o documento será valioso para gestores públicos e a própria academia, uma vez que a publicação será distribuída entre prefeituras, universidades e bibliotecas.
Anísio Brasileiro afirmou que a UFPE tem absoluto interesse em cooperar com os trabalhos da Comissão de Mobilidade Urbana da Alepe. O reitor da universidade, que possui extensa formação na área de engenharia de transportes e urbanismo, informou que está em andamento a criação de um Instituto de Estudos Superiores, para tratar dos desafios dos centros urbanos, entre outros temas.
Participaram ainda da reunião, o deputado Júlio Cavalcanti, do PTB, e a diretora de Avaliação e Planejamento Institucional da UFPE, Maria Leonor Maia.
Leia também:
Em Recife, estudantes realizam, nesta tarde, terceiro protesto contra aumento das passagens de ônibus
Recife (PE): Passagens de ônibus aumentam 6,5% e Conde da Boa Vista é fechada em protesto
Pernambuco inicia obras de mobilidade urbana do corredor Norte-Sul