Apenas 5 cidades do Brasil têm metrô. O de São Paulo, o mais lotado do mundo, tem 3 vezes mais usuários que as outras 4 cidades somadas: Rio, Recife, Belo Horizonte e Brasília. Só na estação da Sé, passam 800 mil pessoas por dia, mais do que todo o tráfego no metrô carioca. São Paulo é campeã em extensão, mas perde de metrópoles estrangeiras. Buenos Aires, com 3 vezes menos habitantes, tem mais estações. E a Cidade do México tem quase 3 vezes mais quilômetros.
Proporcionalmente, a cidade com mais metrô no país é Recife. Porém mais não quer dizer melhor. Segundo o engenheiro da UFPE Mauricio Pina, as linhas não atendem as principais áreas da cidade. E Recife tem o metrô mais lerdo do país, com esperas de até 12 minutos.
E trem? Tecnologicamente, é igual ao metrô. A diferença é que trens metropolitanos costumam servir cidades vizinhas. Porto Alegre, por exemplo, tem trem. E o Rio tem o "metrô na superfície", na verdade um serviço de ônibus integrado ao metrô. O Brasil é ruim de metrô. Uma pena.
Leia também:
Passagem de trem e metrô em SP sobe para R$ 3
Passeie pelo metrô de Dubai, o mais luxuoso do mundo
Metrô SP: bikes em escadas rolantes, mas apenas para subir