A Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo publicou no Diário Oficial de ontem (2) chamamento público para empresas interessadas no desenvolvimento de estudos e modelagem para a Linha 18-Bronze, pelo sistema de monotrilho. O trajeto ligará o ABC (municípios de Santo André, São Bernardo e São Caetano) à Estação Tamanduateí do metrô, na capital.
O processo foi aprovado pelo Conselho Gestor de PPPs (Parcerias Público-Privadas). A empresa vencedora terá de elaborar o projeto de engenharia da Linha 18, com estimativas de custos e o cronograma das obras. O estudo levantará também estimativas de tarifa e integração com outros meios de transporte. Os interessados em participar do processo terão dez dias para se candidatar e outros 130 para apresentar o projeto. A parte final da escolha ficará a cargo do conselho gestor, com prazo de 60 dias para anunciar a escolha.
A Linha 18 passará por São Caetano, Santo André e São Bernardo, além da capital. O governo do estado afirma que o itinerário estará em operação a partir de 2015. O projeto funcional para a linha prevê extensão aproximada de 20 km, com 18 estações e quatro terminais integrados. O início das obras está previsto para o segundo semestre de 2013. No primeiro ano de funcionamento, cerca de 295 mil pessoas devem utilizar o monotrilho diariamente.
Leia também:
Em São Paulo, a avenida Faria Lima vai ganhar ciclovia de 2 km
Inauguração da Ciclovia Rio Pinheiros, em São Paulo, será adiada
Licenciamento ambiental atrasa metrô em São Paulo, diz secretário