Na tarde de terça-feira, dia 1º, o superintendente municipal de Transportes e Trânsito, Antonio Samarone, se reuniu com líderes comunitários da capital para apresentar os objetivos do Plano Diretor de Mobilidade Urbana de Aracaju (PDMU).
“As lideranças comunitárias de Aracaju nos convidaram para falar do PDMU e prontamente aceitamos, pois este é um debate que toda a sociedade deve se apropriar e participar de forma efetiva. Na tarde de hoje mostramos os pontos que nortearão a construção do Plano de Mobilidade para que as lideranças, junto com suas comunidades, possam se preparar melhor para elaborar propostas e sugestões para o PDMU”, explicou Samarone.
O presidente da Federação Municipal das Entidades Comunitárias de Aracaju, José Cruz, afirmou que o encontro entre lideranças comunitárias e SMTT se fez fundamental neste momento. “Convidamos Samarone para esclarecer nossas dúvidas porque é muito importante que as lideranças tenham conhecimento sobre o Plano Diretor de Mobilidade Urbana, pois as pessoas de nossas comunidades virão até nós para saber sobre o projeto. Quanto mais informações tivermos para passar, mais a nossa comunidade poderá contribuir com o debate e ter suas solicitações atendidas”, conta.
Para o presidente da Federação Estadual das Entidades Comunitárias de Sergipe, Manuel Barros, a construção do plano de mobilidade veio em boa hora. “A população de Aracaju aumentou muito e com isso as preocupações de como a cidade irá caminhar no futuro. O Plano vem para traçar este norte. Para nós, lideranças comunitárias, o grande avanço do plano de mobilidade é a abertura de licitação para transporte público, uma medida que sem dúvida vai melhorar a qualidade do serviço prestado aos aracajuanos. O plano de mobilidade urbana é uma vitória para a nossa cidade”, disse a liderança.
O líder comunitário do bairro São Carlos, Adriano Araújo, afirmou que sua comunidade está de portas abertas para receber debates sobre o PDMU. “Para nós é muito importante a presença do superintendente Antonio Samarone aqui, abrindo este diálogo com as diversas lideranças comunitárias de Aracaju. A fala de Samarone nos mostra o quanto a elaboração deste plano pode melhorar a qualidade de vida da população. A Associação de Moradores do São Carlos está a disposição para levar o debate a comunidade e conscientizar a todos sobre a importância do Plano de Mobilidade Urbana. Parabenizo a iniciativa da Prefeitura de Aracaju, por meio da SMTT”, declarou.
Seminário
Nesta quinta-feira, dia 2, e sexta, dia 3 de fevereiro acontece no auditório do Centro de Convenções de Sergipe (CIC) o I Seminário de Elaboração do Plano Diretor de Mobilidade Urbana de Aracaju. O objetivo é debater com todos os setores da sociedade aracajuana os rumos da mobilidade urbana da capital para os próximos dez anos. A abertura do seminário será às 19h, as inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local do evento.
Leia também:
Em Aracaju, bicicletada cobra preservação do meio ambiente
Ciclistas se unem em ato pela educação no trânsito em Sergipe
Aracaju: SMTT notificará veículos que usarem ciclovia na Olaria