O objetivo é implementar ciclovias e ciclofaixas nas cidades, além de fomentar iniciativas estaduais para incluir a bicicleta como permanente meio de transporte.
A movimentação pró-bike se dá principalmente pelo grupo no Facebook Ciclovia Já. No espaço, os participantes divulgam ações, cartilhas de fiscalização de ciclovias, e eventos em que voluntários estarão coletando mais assinaturas.
O trabalho do grupo ainda está no início, mas o projeto é ambicioso. Será preciso cerca de 17 mil assinaturas para a validação da petição e, até o momento, pouco mais de 700 assinaturas foram coletadas.
Criada por esses jovens, a Lei da Bicicleta busca implantar ciclovias e ciclofaixas em todos os corredores viários e vias estruturais previstos no Plano de Mobilidade para a Copa 2014. Além de incentivar a criação de espaços reservados para as bikes em estabelecimentos públicos e privados.
Os cidadãos de Cuiabá e Várzea Grande podem contribuir com lei assinando a petição disponível neste link. Aos demais brasileiros fora da região que quiserem apoiar o movimento, vale divulgar a iniciativa e até criar eventos em apoio.
Leia também:
Ministro do Esporte apoia projeto de VLT bilionário em visita a Cuiabá
Jovens se unem por ciclovia em Cuiabá (MT)
Governo de MT marca audiências públicas para fevereiro