O levantamento mostra a opinião dos usuários de transporte público a respeito dos serviços de trem, ônibus e metrô, na capital e na região metropolitana.
O ABC foi um dos destaques negativos do levantamento. A opinião dos passageiros sobre o transporte coletivo na região piorou em 2011, em relação ao ano anterior. O resultado mais significativo foi registrado entre os usuários de ônibus municipais.
Em 2010, 51% dos passageiros consideravam o serviço de ônibus municipais do ABC excelente ou bom. Em 2011 o índice de aprovação despencou para 27%, o pior desempenho já registrado na região, desde que a pesquisa começou a ser realizada.
“Perto dos outros meios de transporte, os ônibus foram os que sofreram mais. Os ônibus sofrem o impacto do trânsito, o que não acontece com o trem e o metrô”, avalia a diretora de Planejamento da Toledo & Associados, Maria Aparecida Toledo. A empresa foi a responsável por fazer o levantamento.
Na capital a avaliação dos ônibus também não foi das melhores: 60% dos usuários entrevistados classificaram o serviço entre regular a péssimo.
A avaliação dos ônibus intermunicipais se manteve estável. 44% dos pesquisados aprovam a qualidade do serviço no ABC, mesmo valor registrado em 2010 e 2011.
O corredor metropolitano São Mateus-Jabaquara manteve boa avaliação. O sistema é aprovado por 79% dos usuários, desempenho superior aos 70% obtidos em 2010.
Avaliação do trem piorou
A pesquisa mostrou também que o serviço prestado na linha 10-turquesa da CPTM piorou, na visão dos passageiros. A maioria dos usuários (52%) ainda considera o atendimento como excelente ou bom, mas este índice representa queda na comparação com anos anteriores. Em 2010 e 2009, a aprovação chegou a 64% e 63%, respectivamente.
O presidente da ANTP, Ailton Brasiliense Pires, aponta o crescimento no número de usuários como principal fator para este fenômeno. “Houve aumento na demanda de pessoas que usam o transporte público. A CPTM no final de 2012 transportava cerca de 5 milhões de pessoas por dia, e hoje esse número chega a mais de 7 milhões”, afirma. “Não houve oportunidade de crescer a oferta de trilhos e pneus na velocidade ideal”, completa.
Atraso na concessão impede melhoria no transporte intermunicipal
Apesar de ter se mantido estável, a avaliação dos ônibus intermunicipais do ABC não é animadora. Mais da metade (56%) dos usuários ouvidos classificaram o atendimento como regular, ruim ou péssimo.
A concessão da operação das linhas é apontada por especialistas como necessária para a melhoria do serviço na região. No entanto, esse processo só deve ser retomado após o início de funcionamento da linha 18-bronze.
A justificativa da EMTU é que seria necessário aguardar as mudanças no fluxo de passageiros que devem ocorrer após a implantação do monotrilho, para tentar reabrir a licitação.
O governo do Estado já tentou – por mais de uma vez –, realizar a concessão das linhas intermunicipais do ABC, mas por falta de interesse das empreas, o processo acabou não dando certo.
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