Foi anunciado nesta segunda-feira (30), entre três finalistas, o projeto vencedor do concurso para a ciclovia da Avenida Ipiranga, em Porto Alegre (RS). A ideia do arquiteto Rodrigo Troyano foi a escolhida. A promoção foi feita a partir de uma crítica da população, que exigiu uma solução mais qualificada para o modelo de guarda-corpo colocado no local em 10 de janeiro, com madeira de eucalipto de reflorestamento.
O arquiteto projetou a ciclovia com plástico reciclado e madeira de reflorestamento. Para a ancoragem, ele sugere blocos de concreto com pinos que podem ser removidos quando necessário. De acordo com o orçamento feito por Troyano, o sistema proposto encaixa no valor de R$ 150 por metro linear. Como prêmio, ele receberá remuneração equivalente ao período de 40 horas técnicas trabalhadas, o que representa cerca de R$ 4,5 mil.
A ciclovia está em construção desde o dia 22 de setembro de 2011. Segundo a Prefeitura de Porto Alegre, a extensão do projeto é de 9,4 km entre as avenidas Antônio de Carvalho e Edvaldo Pereira Paiva. A obra deve ser concluída até a metade deste ano, ainda sem data definida.
A avaliação foi feita por uma comissão formada por arquitetos indicados pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RS); um representante dos ciclistas; e integrantes da Secretaria Municipal de Obras e Viação (SMOV) e da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).
Leia também:
I Fórum Mundial da Bicicleta acontece em Porto Alegre
Aeromóvel: uma das obras de mobilidade urbana para Porto Alegre receber os jogos da Copa 2014
Porto Alegre: trecho de ciclovia será entregue no fim de janeiro