Ainda sem a resposta oficial do governo federal sobre a validação da mudança de Bus Rapid Transit (BRT) para Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na Matriz de Responsabilidade da Fifa, o governador de Mato Grosso, Silval Barbosa (PMDB), resolveu se antecipar e agendou duas audiências públicas para a apresentação do Regime Diferenciado de Contratação (RDC).
Este será adotado como modelo para a licitação que definirá a empresa responsável pela implantação do novo modal de transporte coletivo em Cuiabá e Várzea Grande.
Os encontros com a sociedade estão previstos para ocorrer no dia 16 de fevereiro. A primeira audiência será realizada no Centro Cultural da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá, das 8h às 12h. A segunda será na cidade vizinha, na Câmara Municipal de Várzea Grande, das 14h às 18h.
Conforme a Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa), sob a direção de Éder Moraes, a medida visa ao cumprimento dos prazos para a implantação do modal. A ideia inicial do governo era lançar a licitação ainda em fevereiro. A expectativa, de acordo com o Termo de Referência, é de que o VLT esteja pronto de seis a oito meses antes do início dos jogos da Copa do Mundo de 2014.
Embora a validação oficial da mudança entre os modais ainda não tenha ocorrido, o adiantamento de algumas etapas do processo licitatório, segundo informações da Pasta, tem como respaldo a confirmação informal que Silval recebeu do governo federal de que o VLT será aprovado.
A assinatura da nova matriz é aguardada pelo governador desde o início de janeiro. À época, Silval argumentava que a União apreciaria o projeto apenas quando todas as demais cidades-sede encaminhassem os planos de seus empreendimentos.
O prazo para entrega da documentação venceu pela segunda vez no último dia 5. A primeira data de entrega era 29 de dezembro. À época, Éder chegou a afirmar que Cuiabá estava sendo prejudicada pelos retardatários.
Leia também:
Força-tarefa de auditores acompanha edital do VLT de Cuiabá
Após encontro, governador de MT garante retomada de obras de ferrovia
Ministério das Cidades valida proposta do VLT em Cuiabá e Várzea Grande