O passeio marca a restauração do trecho da linha férrea que liga as duas cidades. A recuperação será feita com recursos do Ministério do Turismo, da ordem de R$ 3 milhões, viabilizados por emendas do senador Benedito de Lira.
Na obra, serão reaproveitados os trilhos da malha férrea de Maceió que foram substituídos para a implantação do VLT (Veículos Leves sobre Trilho). O contrato da obra será assinado no próximo sábado (28), quando a Maria Fumaça percorrerá 60 metros para simbolizar a reativação da linha férrea. Movida a vapor – lenha e água, a máquina é um modelo alemão fabricado em 1929.
Durante a assinatura do contrato, a Prefeitura de Piranhas vai prestar homenagem a 50 ex-ferroviários com a entrega de uma réplica da Maria Fumaça. Estará presente, além de representantes da CBTU e gestores locais, o senador Benedito de Lira.
Atualmente, a cidade ribeirinha recebe cerca de 3.500 turistas por mês, segundo dados da prefeitura. O retorno do trem é um projeto da prefeitura com o apoio do Governo Federal, por meio da Companhia Brasileira de Transportes Urbanos (CBTU).
Locomotiva faz parte da história da cidade
A máquina alemã será composta de duas jardineiras e fará o trajeto de 12,5 km do Centro Histórico de Piranhas ao lago de Xingó, proporcionando um passeio às margens da beira do Rio São Francisco, passando pelo empreendimento da Hidrelétrica de Xingó.
Na década passada, Piranhas foi um elo entre o transporte férreo e o fluvial, com a chegada de cargas em barcos vindos do Centro-Sul, sendo transportadas para o interior do Nordeste por meio de trem. “Mesmo sendo uma nova concepção, a Maria Fumaça representa o resgate da história para os piranhenses”, disse a prefeita Mellina Freitas.
A prefeita anunciou, ainda, que está sendo desenvolvido um projeto para a instalação de um teleférico em Piranhas.
Fonte:sertao24horas
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