Após alguns meses de atraso em relação ao cronograma inicial, obras incluídas no PAC da Mobilidade da Copa em Curitiba devem sair do papel no início de março. Por conta da demora na liberação dos empréstimos da Caixa Econômica Federal (CEF), quatro obras se encontram em fase final de licitação e devem ter anunciados os ganhadores em fevereiro.
Entre elas estão as obras do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM), a reforma e ampliação do Terminal Santa Cândida, a trincheira da rua Guabirotuba, além do viaduto estaiado da avenida das Torres. Obras que somam R$ 181 milhões, além dos serviços de fiscalização, que devem chegar a R$ 5 milhões.
Com relação às desapropriações das áreas atingidas pelas obras, a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) ainda não divulgou o valor das indenizações. Isso deve acontecer somente em fevereiro.
Segundo o diretor-técnico da Comec, Sandro Setim, o decreto desapropriatório deverá ser apresentado de forma detalhada. “Seria prematuro apresentar um número agora, pois muitas áreas, inclusive, não serão atingidas. Algumas obras serão feitas no espaço legal de cinco metros à beira de rodovias e não chegarão às casas ou ao comércio”, disse.
Obras da Copa
No total, os investimentos em mobilidade para a Copa devem atingir R$ 277 milhões na capital paranaense.
Na opinião de Setim, fevereiro será um mês decisivo para acelerar as obras que envolvem a região metropolitana. A maioria delas com início previsto para março, incluindo as vias de integrações radiais, que têm final previsto para julho de 2013. “A maioria das obras terá uma duração de 15 a 18 meses”, disse o diretor.
Já o corredor metropolitano, estimado em R$ 137 milhões, terá seu início de obras em julho, com final previsto para abril de 2014. O corredor interligará os municípios de Curitiba, Almirante Tamandaré, Pinhais, Colombo, Piraquara, São José dos Pinhais, Fazenda Rio Grande e Araucária em um trecho de 52 quilômetros.
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