Os 8 mil inscritos ganham uma bicicleta, capacete, mochila, camiseta e diploma de participação. A bicicleta é retirada na largada do evento. Ou seja: você chega sem bicicleta, mas volta com ela. Nesse momento, surge a pergunta…
Como levar a bicicleta para casa?
Nos primeiros anos, as únicas opções para quem não está habituado a pedalar nas ruas eram: estacionar o carro próximo ao ponto de partida e voltar de trem com a bicicleta; estacionar o carro próximo ao destino final e ir de trem até a largada; ou depender de um amigo ou parente para lhe buscar de carro na chegada. Acabavam sendo necessários milhares de carros para transportar as bicicletas de todos os participantes!
Em 2011, ciclistas experientes ajudaram os iniciantes
Sabia-se que muitas pessoas gostariam de pedalar de volta ao ponto de saída, ou mesmo até suas casas, mas têm receio de pedalar pelas ruas. Tendo em mente essa demanda e percebendo que muitos usariam a bicicleta nas ruas pela primeira vez nesse dia, ciclistas experientes decidiram ajudar os participantes em 2011, organizando voluntariamente grupos para voltar à Ponte Estaiada e para chegar a outros pontos da cidade, pedalando a bicicleta nova.
Veja no Vá de Bike os relatos de quem voltou com esses “bondes”. Agora, em 2012, você poderá voltar com os Bike Anjos!
Nesse ano, volte com os Bike Anjos
Pedalar em grupo é seguro e conhecemos caminhos ideais para iniciantes. E muitos dos participantes da ação desse ano são ciclistas que já fizeram isso no ano passado. Guiaremos os participantes pedalando em comboios, que costumamos chamar de “bondes”. Haverá bondes para retornar à Ponte Estaiada, para chegar a estações de Metrô, de trem e para vários bairros de São Paulo.
Portanto, se você quiser levar sua bicicleta para casa pedalando, nos procure na chegada do passeio. Você descobrirá que é possível usar a bicicleta nas ruas com segurança e prazer. E a diversão do passeio continuará até chegar em casa!
Os Bike Anjos são ciclistas experientes que trabalham por uma cidade mais humana, onde todos possam pedalar nas ruas – inclusive você. E a ação desse ano conta com o apoio da Bradesco Seguros, que através do Movimento Conviva demonstra também acreditar que as ruas podem ser compartilhadas entre carros e bicicletas, com educação e respeito de ambos os lados.
Ponto de encontro
Os ciclistas do projeto Bike Anjo estarão esperando logo ao entrar na USP, identificados por cartazes e pelas camisetas do Movimento Conviva (foto).
Levaremos grupos ao ponto de partida do evento, para ajudar quem tiver deixado o carro por lá. Outros grupos partirão em direção a estações de Metrô e trem. Como em todos os feriados, o embarque de bicicletas será permitido ao longo de todo o dia. E alguns grupos sairão também em direção a vários bairros da cidade.
Ciclofaixa de Lazer e SOS Bike
A Ciclofaixa de Lazer estará operando nesse dia, facilitando o retorno dos participantes. A estrutura costuma abrir apenas aos domingos e nos feriados nacionais, mas foi feita uma exceção nessa quarta, que é um feriado municipal. Isso ajudará bastante a quem quiser voltar pedalando, ou quem decidir esticar a pedalada depois do evento. Sem dúvida, uma ótima notícia!
Para melhorar, fomos informados de que haverá mecânicos do SOS Bike em meio ao passeio do Bike Tour, ajudando quem tiver algum contratempo com as bicicletas do evento. Eles estarão estreando o novo uniforme, na cor azul, que permitirá identificá-los rapidamente em meio à massa de participantes.
Se você decidir passear pela Ciclofaixa de Lazer depois do evento, pode esticar até o Parque Villa Lobos para tomar uma água de coco. Ou dar uma pedalada mais longa, até a Ciclovia Rio Pinheiros. Para chegar na ciclovia e para voltar de trem ou Metrô mais tarde, veja o mapa elaborado pelo Vá de Bike. Mas passe pela gente para dar um oi e ganhar um abraço!
Leia também:
Mais informações sobre o evento
Vídeo: BIKE + Metrô: como melhorar esta relação