Após encontro, governador de MT garante retomada de obras de ferrovia

Previsão é de que até o segundo semestre de 2013 seja dado início à obra da ferrovia entre Campinorte, em Goiás, e Lucas do Rio Verde,a 354 km de Cuiabá

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Fonte: RD News  |  Autor: Gabriela Galvão  |  Postado em: 19 de janeiro de 2012

O governador em reunião com o presidente da Valec

O governador em reunião com o presidente da Valec

créditos: Divulgação

O governador de Mato Grosso, Silval Barbosa (PMDB), recebeu na última quarta (18), em Brasília, a garantia da retomada, em fevereiro, das obras da Ferrovia Integração Centro-Oeste (Fico). O anunciou foi feito pelo presidente da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A, José Eduardo Castelo Branco, estatal ligada ao ministério dos Transportes e responsável pela construção dos trilhos em Mato Grosso.

 

De acordo com Castelo Branco, no próximo mês será aberto o edital para contratação do projeto executivo da Fico e a previsão é de que até o segundo semestre de 2013 seja dado início a obra entre Campinorte, em Goiás, e Lucas do Rio Verde (354 Km de Cuiabá). Com 900 km de extensão, a ferrovia está estimada em R$ 4 bilhões.

 

Silval também assinou um convênio com o diretor-geral do Dnit, Jorge Ernesto Fraxe, por meio do qual ficou garantido o empenho de R$ 30 milhões para retomada das obras do Rodoanel, em Cuiabá. A construção do anel viário está paralisada desde 2009. No encontro, também ficou definido que as obras de recuperação de rodovias federais que cortam o Estado serão licitadas novamente. Dentre elas estão a BR 174, que liga Cáceres a Rondônia, a MT 322, que vai de Bom Jesus do Araguaia a Peixoto de Azevedo e a BR 158, que liga Barra do Garças a Vila Rica. Os recursos estão garantidos.

 

Nesta quinta (19), o governador continua sua peregrinação pelos ministérios, em Brasília, mas com o foco voltado para sanar a burocracia que envolve a implantação do VLT em Cuiabá e Várzea Grande. Para destravar o início das obras do modal, Silval precisa da autorização de endividamento do Estado pela Secretaria do Tesouro Nacional e firmar o último convênio com a Caixa Econômico, garantindo o financiamento dos R$ 727 milhões que ainda faltam. O valor estimado do VLT é de R$ 1,2 bilhão.

 

 

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