O fim da ligação dos trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) da região metropolitana do ABC, à estação Luz (área central de SP), foi questionado pelo Consórcio Intermunicipal na última terça-feira (17).
O presidente do consórcio, prefeito de Diadema Mário Reali, enviou um documento nesse sentido para os secretários estaduais do Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, e dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, informou a assessoria de imprensa do consórcio, acrescentando que o prefeito ainda discutiu o tema por telefone com Aparecido.
A estação Luz era o ponto final da Linha 10-Turquesa, que atende à região. A parada deixou de existir no itinerário no ano passado, de forma improvisada, por conta de obras nos trilhos. Este mês, porém, a CPTM decidiu transformar definitivamente a estação Brás no terminal dessa linha.
Justificativa da CPTM
De acordo com a companhia, a estação da Luz teve significativo crescimento de usuários com a entrada em operação da Linha 4- Amarela do Metrô. A CPTM diz que coletou dados sobre a movimentação de usuários com a nova configuração e adotou o novo modelo operacional para a 10-Turquesa.
O objetivo seria atender com maior segurança aos 465 mil passageiros que por dia circulam na Luz. Com a mudança para a estação Brás, a linha passou a dispor de duas plataformas: uma para embarque e outra para desembarque. Além disso, os intervalos entre os trens foram reduzidos para 5 minutos. A região do ABC perde (os usuários reclamam), mas também ‘ganha’ uma ligação direta com as linhas 1-Azul e 4-Amarela do Metrô.
Leia também:
São Paulo: Metrô inicia testes que vão interromper linha 2 - verde no domingo (22)
São Paulo: Ação pró-pedestre chega à periferia
Importantes vias de SP serão interditadas para obras