RJ: Bilhete Único tem falha que custa tempo e dinheiro a passageiros

Sem conseguir ativar automaticamente o saldo do Bilhete Único nos meios de transporte, usuários têm que se deslocar a lojas da RioCard todo mês

Notícias
 

Fonte: O Dia Online  |  Autor: Diogo Dias  |  Postado em: 18 de janeiro de 2012

Loja do RioCard na Central do Brasil vive com fila

Loja do RioCard na Central do Brasil vive com fila

créditos: Carlo Wrede

Usuários dos bilhetes únicos Intermunicipal e Carioca estão passando sufoco e para usar o cartão. Muitos são obrigados a ir a postos de autoatendimento ou lojas RioCard para desbloquear o crédito das passagens no cartão, o que deveria ocorrer automaticamente nos validadores dos veículos de transporte público. A equipe do site do jornal O Dia constatou problemas com usuários de trem, ônibus e metrô.

 

Há mais de um ano sem conseguir ativar o saldo de seu Bilhete Único Intermunicipal nos ônibus que utiliza, o técnico em mecânica Elson Luiz, 44 anos, se desloca todo mês até o posto de autoatendimento da Central. Ele mora em Belford Roxo e trabalha em São Cristóvão.

 

“Preciso aproveitar um dia em que o serviço não esteja tão pesado e conseguir a permissão do patrão para sair mais cedo de São Cristóvão, onde trabalho. Mas o pior é a disposição para enfrentar a fila e o calor”.

 

Colega de trabalho de Elson, o técnico em mecânica Bruno César Duarte, 30, viveu o problema nesta terça-feira pela primeira vez. “Sempre vi o pessoal indo à Central para liberar o cartão e torcia para isso não acontecer comigo. Infelizmente, fui a mais nova vítima”, lamenta o passageiro de ônibus, morador de Vila da Penha. O crédito dos cartões de Elson e Bruno é pago pela empresa. Ambos têm que gastar mais dinheiro para pagar as passagens até a Central do Brasil. O autoatendimento lá e nas lojas não funciona 24 horas.

 

Já o impermeabilizador Carlos Alberto Moreira de Souza, 28 anos, sofre há dois meses: “Antes era só utilizar o trem que recarregava. Agora, tenho que encarar essa fila”.

 

A RioCard informa que o aumento no número de usuários dos cartões causou sobrecarga nos validadores, sobretudo do metrô. A empresa garante que os equipamentos de todas as estações já estarão adaptados em um mês.

 

Problema aumenta fila em postos
A dificuldade para colocar saldo nos cartões testa a paciência dos usuários e ainda aumenta as filas nos pontos de recarga. No subsolo da Central do Brasil, a movimentação de pessoas nos postos de autoatendimento é intensa.

 

A RioCard afirma que há mais de 350 pontos de recarga na cidade. A empresa ressalta que, desde novembro, seis lojas foram abertas em Piabetá, Nova Iguaçu, São Gonçalo, Ilha do Governador, centro do Rio e estação das barcas na Praça 15.

 

A Secretaria Municipal de Transportes confirma que o número de postos aumentou, mas cobra melhor divulgação dos pontos de recarga.

 

Leia também:

 

Rio de Janeiro: Modernidade para desafogar trens e ônibus

Rio de Janeiro: programa Bike Rio chega à Rocinha e São Conrado

Tarifas dos ônibus do Rio de Janeiro são reajustadas

Comentários

Dario de Paula - 25 de Agosto de 2012 às 22:45 Positivo 1 Negativo 1

O aumento da demanda por esse serviço deveria ter sido previsto antes da implementação para que não ocorresse tal situação. Houve a mais estrita incopetência. E divulgar um serviço que deveria solucionar um problema criando outros piores é deboche.

anomino - 11 de Março de 2012 às 21:59 Positivo 1 Negativo 1

Se a maioria dessa gente parasse de ir lá carregar 10 reais no cartão  TODOS OS DIAS, certamente a fila nao ficaria dessa maneira.

Clique aqui e deixe seu comentário