Incentivar o usos de bicicletas tem sido uma medida adotada por vários municípios paulistas, como forma de reduzir a quantidade de veículos nas ruas e incentivar a prática de atividade física. Santos e Sorocaba, por exemplo, estão entre os principais modelos cicloviários do Estado de São Paulo. Sorocaba tem investido pesado nesse meio de transporte desde 2006. A cidade já construiu e colocou em operação 75 dos 100 quilômetros de ciclovias que pretende construir até o fim deste ano.
A malha cicloviária possui sinalização, bicicletários em terminais de ônibus e paraciclos. As novas ruas e avenidas construídas na cidade são projetadas com espaço reservado para as ciclovias. As antigas foram adaptadas. Para atrair o usuário, a prefeitura investe em campanhas de conscientização sobre os benefícios da bicicleta.
Em Santos, a construção de ciclovias começou em 1990. Hoje, são quase 30 km construídos e outros ainda em construção. A prefeitura calcula que o uso de bicicleta representa 8% de todas as locomoções feitas na cidade.
Em Rio Claro, apesar da quantidade de bicicletas, são apenas duas ciclovias: uma na Avenida Brasil com cerca de 3.200 metros de extensão e outra na Estrada Velha que dá acesso aos bairros Bonsucesso e Novo Wenzel com mais de 1.900 metros.
No entanto, desde junho do ano passado a prefeitura vem investindo na construção de ciclofaixas no município. O serviço teve início na região central e está migrando para os bairros. Motivo de polêmica e de críticas na época, hoje as ciclofaixas são mais utilizadas e respeitadas por motoristas, ciclistas e pedestres.
"As pessoas que utilizam a ciclofaixa têm se manifestado de forma positiva e elogiado a iniciativa da prefeitura. Vários trechos de ciclofaixas foram interligados atendendo a solicitação dos ciclistas", comenta a equipe técnica da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Sistema Viário.
De acordo com a secretaria, atualmente Rio Claro possui mais de 10.780 metros de faixas exclusivas para ciclistas. A secretaria explica que a implantação está sendo feita de maneira gradativa de forma a oferecer melhores condições de tráfego para ciclistas, veículos e pedestres.
"O município possui aproximadamente 140 mil bicicletas e aproximadamente 40 mil deslocamentos diários são feitos utilizando bicicletas. Cerca de 20% da população utiliza bicicletas para se locomover, trabalhar e lazer", informa a secretaria.
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