Paulistanos desejam cidade mais sustentável e fluida para 2040

Pesquisa apontou que qualidade ambiental e infraestrutura são as principais requisições dos habitantes

Notícias
 

Fonte: Pini Web  |  Autor: Mauricio Lima  |  Postado em: 13 de janeiro de 2012

Paulistanos esperam uma cidade mais sustentável no

Paulistanos esperam uma cidade mais sustentável no

créditos: Divulgação

Para 2040, o maior desejo do morador da cidade de São Paulo é ter uma cidade que recupere a sua qualidade ambiental e tenha uma infraestrutura adequada para o tamanho e importância do município. Esse é o resultado da consulta pública SP2040, realizada pela prefeitura da cidade e pela Universidade de São Paulo (USP), com a participação de participação de 25,3 mil pessoas, que opininaram através de audiências públicas e pela internet.

 

A pesquisa indica que os moradores de São Paulo querem uma cidade, acima de tudo, sustentável (22,7%) e fluida, principalmente quando se trata de mobilidade urbana (21,18%).  Os principais projetos desejados são de revitalização dos córregos urbanos (21,78%), de agilidade no deslocamento na capital (20,92%) e de urbanização e acesso a cultura e lazer em qualquer ponto da cidade, inclusive favelas (18,15%).

 

Sobre a questão da fluidez da cidade, o secretário de Desenvolvimento Urbano, Miguel Bucalem, disse que uma das ações para lidar com o problema é criar nas áreas que já têm boa infraestrutura condições para uma ocupação e economia mais intensa. "Há um desequilíbrio entre a localização de emprego e moradia", disse o secretário, que considera primordial investir em transporte público de massa.

 

O programa prevê que um documento seja criado com o objetivo de orientar as políticas públicas municipais para que a cidade alcance os objetivos traçados. Entre os objetivos, estão a adequação de todos os viários e construções comerciais com base na norma ABNT de acessibilidade; ocupação de galpões abandonados; democratização do uso da terra e controle da especulação imobiliária; e a criação de ciclovias entre pólos comerciais ou industriais e os bairros.

 

Leia também:

 

São Paulo: Ação pró-pedestre chega à periferia

Importantes vias de SP serão interditadas para obras

Está decidido: em São Paulo, trens só vão mesmo até o Brás

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário