O governo de Pernambuco começou mais uma obra de mobilidade urbana voltada para a Copa do Mundo de 2014: o corredor Norte-Sul, via expressa para ônibus que vai cortar a região metropolitana do Recife. Na última sexta-feira (6), o governador Eduardo Campos foi conferir os trabalhos iniciados no km 42 da BR-101, em Cruz de Rebouças, Igarassu.
Nesta primeira fase, os trabalhos serão realizados num trecho de 5 quilômetros, que vai do km 42 (próximo a Ondunorte) ao km 47 (perto da UPA de Cruz de Rebouças), na BR-101. Dentro de três meses serão trocadas as placas de concreto e restaurada a pavimentação da via, que será reforçada. O custo é de R$ 6 milhões.
Dentro de uma nova concepção de Transporte Rápido de Ônibus (TRO), o corredor Norte-Sul integrará a cidade de Igarassu à estação Central do metrô, no Recife. Ao passar por Olinda, ganhará um viaduto e um elevado nos Bultrins e outro elevado em Ouro Preto. As obras demandarão R$ 151 milhões em investimentos e devem ficar prontas em 18 meses. O percurso de 33,2 km terá 33 estações interligadas a quatro terminais: Igarassu, Abreu e Lima, Pelópidas Silveira e PE-15.
Quando o corredor estiver concluído, a viagem de Igarassu ao Recife será encurtada em cerca de 15 minutos. “Isso interfere diretamente na qualidade de vida das pessoas que precisam acordar cedo. São 30 minutos a mais por dia que o passageiro de ônibus vai ganhar para ficar com a família, estudar ou ter um lazer”, disse o governador.
Legados
Campos destacou que essas intervenções compõem o tão importante legado da Copa de 2014. “Curitiba há mais de 30 anos investe em corredores exclusivos de transportes. Há 15 anos, Bogotá começou a fazer investimentos no Transmilênio, conhecido mundialmente. E Recife vai, até 2014, ter praticamente a mesma quantidade de corredores que eles têm”, comparou.
Além de mais rápido, o TRO é também mais confortável. As tarifas são cobradas antes do embarque do passageiro. Todos os veículos serão dotados de ar-condicionado, GPS, câmeras de segurança e contagem eletrônica de passageiros. Os veículos não terão escadas, o que facilitará o transporte de pessoas com deficiência. A distância de uma estação para outra será de 400 metros, a mesma das tradicionais paradas de ônibus.
O governo já iniciou a construção do corredor Leste-Oeste e também do terminal integrado Cosme e Damião e do ramal Cidade da Copa. A passarela que vai ligar o aeroporto dos Guararapes até o Terminal Integrado e à estação do metrô está em licitação.
Fonte: Governo de Pernambuco
Leia também:
Recife: Obras do Corredor Leste-Oeste começam hoje na Caxangá
Obras de mobilidade em Pernambuco aguardam desapropriações
Obra de mobilidade urbana para Mundial avança em Recife