Nesta semana, o Instituto de Pesquisa Economia Aplicada (Ipea) divulgou um texto para discussão sobre a mudança nos padrões do transporte nas cidades brasileiras. O trabalho faz uma análise dessa evolução entre 2000 e 2020 e mostra com clareza que as famílias brasileiras estão deixando o transporte público e optando principalmente por carros e motocicletas para os seus deslocamentos.
O estudo considerou a renda, os gastos com transporte, a evolução das frotas de veículos e os números de passageiros do transporte público ao longo desses 20 anos. E revela uma "trajetória gradual e persistente de substituição do transporte coletivo pelo individual motorizado, principalmente entre as classes médias e baixas, tanto nas regiões metropolitanas como nas cidades de médio e pequeno porte".
Os pesquisadores do Ipea sugerem algumas ações que poderiam reverter essa tendência: subsídios ao transporte público, com financiamento por meio da taxação ao uso do carro individual, além da destinação de parte dos impostos sobre a produção, comercialização e propriedade dos carros e motos para financiar o transporte coletivo. Ou seja, inibir a compra, e principalmente, o uso de carros.
Falamos também de bicicletas, com destaque para o Velo-City, em Lisboa, e o 10º Fórum Mundial da Bicicleta, que acontece de 15 a 19 de setembro em Rosário, na Argentina. E ouvimos a ativista Yamila Maribel Riego, uma estudante de arquitetura que faz parte da coordenação do FMB10.
Ouça o Expresso #52
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