Alemanha terá autoestrada exclusiva para bicicletas

Os alemães já são famosos pelas rodovias sem limite de velocidade para carros. Agora eles pretendem inovar, criando também autoestradas para o trânsito de bicicletas

Notícias
 

 |  Autor: Redação CicloVivo  |  Postado em: 05 de janeiro de 2012

Projeto de autoestrada exclusivo para ciclistas

Projeto de autoestrada exclusivo para ciclistas

créditos: Divulgação

O projeto chamado de Rad B-1 deve ligar as cidades de Duisburg e Dortmund na parte ocidental do país.

 

A ideia de poder praticar o ciclismo com total segurança ao longo das rodovias parecia utópica, mas as autoridades da Alemanha estão dispostas a tornar este sonho realidade. O projeto tem como intuito incentivar a população a trocar os automóveis pelas bicicletas, nos trajetos comuns que conectam as áreas rurais às vias urbanas de Ruhr. A proposta deve desafogar o congestionamento intenso na região, ocasionado pela alta densidade populacional.

 

“Ao longo do trajeto entre as duas cidades vivem, pelo menos, dois milhões de pessoas, muitas das quais hoje muitas vezes preferem usar bicicletas em vez de carros”, explicou Jens Hapke, diretor da Regionalverband Ruhr, empresa que gerencia o transporte urbano e regional local.

 

A rodovia das bikes percorrerá 60 quilômetros, contando com duas faixas em cada sentido, divididas dentro de cinco metros de largura. A Rad B-1 será totalmente pavimentada, plana, sem curvas íngremes ou cruzamentos perigosos. A estrutura será construída ao lado da pista dos carros, mas contará com uma separação, a fim de manter os ciclistas mais seguros. A ciclovia também será iluminada à noite.

 

Em declaração a um jornal local, o especialista em mobilidade urbana de Dortmun, Winfried Sagolla, explicou que se o país quer que os motoristas troquem os carros pelas bicicletas é necessário oferecer canais de alto desempenho. Esta é a justificativa para que a estrada, que deve ficar pronta em dez anos, preze pela qualidade.


Com informações do Corriere della Serra e Der Westen.

 

 

Leia também:

 

A pirâmide inversa do tráfego

As boas ideias de mobilidade urbana que vêm de Montreal, Canadá

Beijing inaugura três linhas de metrô em um dia

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário