O espaço, que conta com 88 vagas, procura incentivar a utilização do veículo, sobretudo na integração com as barcas e com o Terminal Rodoviário João Goulart.
O Secretário Estadual de Transportes, Julio Lopes, que esteve presente na inauguração do bicicletário, falou sobre a importância de criar mecanismos para os ciclistas, uma vez que apenas incentivar a utilização da bicicleta seria muito pouco.
"Estamos trabalhando para que a população do estado do Rio desenvolva cada vez mais esta prática, que já vem crescendo em todo o mundo. Nossa expectativa é elevar o índice de deslocamentos por bicicleta para 10% na Região Metropolitana até 2016", disse o secretário. Segundo levantamento da ONG Transporte Ativo, atualmente este índice é de 5%.
Durante a inauguração também foram sorteadas três bicicletas para alunos da rede municipal de ensino de Niterói. O projeto prevê também que a cidade vai ganhar uma ciclovia de 10,9 km para integrar o campus da UFF, a Estação das Barcas e o bairro do Barreto.
Niterói é um dos seis municípios que fazem parte do projeto piloto do Estado que procura incentivar a infraestrutura cicloviária.
Leia também:
RJ: Nova ciclovia e uma série de melhorias na Taquara
RJ: Mangaratiba terá programa de acessibilidade em vias públicas
Volta Redonda, RJ: Faixa de pedestres é tema de campanha da GM
Sinaleiras que auxiliam deficiente visual serão instaladas em São Gonçalo, RJ