Ciclovia da Av.Faria Lima (SP) deve ganhar mais 2 km até meados de 2012

A Operação Urbana Faria Lima é, a grosso modo, a reforma da avenida e as intervenções na região, que vêm se arrastando desde os anos 90

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 |  Autor: Willian Cruz, do Vá de Bike (vadebike.org)  |  Postado em: 29 de dezembro de 2011

Audiência pública: Operação Faria Lima

Audiência pública: Operação Faria Lima

créditos: vadebike.org

A ciclovia foi construída apenas em um pequeno trecho, perdeu espaço para pontos de ônibus em 2005 e agora tem dois novos trechos de poucas dezenas de metros separados por um “barranco”, em frente à estação de Metrô Faria Lima, no Largo da Batata. Saiba pelo mapa elaborado pelo Vá de Bike qual o único trecho útil da ciclovia e veja sua situação atual nesta matérianeste vídeo.

 

Audiência Pública

 

A Audiência Pública que ocorreu no dia 23 de novembro discutiu principalmente a polêmica emissão de mais 500 mil CEPACs, prevista no Projeto de Lei (PL) que altera a Lei da Operação Urbana. Os CEPACs são certificados que poderiam ser utilizados pelo mercado imobiliário para expandir empreendimentos na região.

 

Mas houve também comentários breves sobre a ciclovia que será construída no canteiro central da avenida. O Vá de Bike esteve presente na Câmara Municipal, para assistir a audiência e participar através do direito de palavra na sessão.

 

Ciclovia

 

Quem prestava esclarecimentos sobre o PL e a Operação em si era Antônio Carlos Cintra do Amaral Filho, chefe de gabinete da São Paulo Urbanismo (parte da antiga EMURB). Falando sobre a ciclovia, o representante do executivo reforçou que a Licença Ambiental obriga a construção da ciclovia (como já antecipado pelo Vá de Bike em setembro) e afirmou que o projeto já foi aprovado pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e está em fase de licitação.

 

Segundo Antônio Carlos, o primeiro trecho (entre o Largo da Batata e a R. Amauri) deve estar pronto em seis meses. Portanto, veremos em breve obras no canteiro central da avenida.

 

Já o vereador Paulo Frange não acredita que as pessoas utilizem bicicleta na cidade. Para justificar sua proposta de colocar um trem de superfície no canteiro central (o que não é de todo uma ideia ruim), disse que ninguém “se atreve” a andar de bicicleta na Av. Faria Lima, principalmente à noite, usando como justificativa para essa afirmação seu receio de parar nos sinais quando dirige. Frange, sem dúvida, precisa conhecer melhor a cidade onde vive e os cidadãos que o elegem.

 

No final da audiência, falei sobre a situação atual da ciclovia e contei ao vereador que existe sim quem utilize a bicicleta por lá, diariamente. Só não há mais ciclistas por ali porque a avenida não os recebe bem. Fiz ainda considerações sobre transporte público e sobre a segurança viária da ciclovia no canteiro central, que pode colocar em risco os ciclistas se não for bem projetada.

 

Espero sinceramente que o vereador Frange tenha se despido de seus preconceitos para escutar o que eu contei. De qualquer forma, os demais presentes ouviram e alguns certamente entenderam. Meus comentários também ficaram registrados, o que por si já tem sua importância. Sementes lançadas ao vento, para florescerem no momento oportuno.

 

O áudio completo está disponível neste endereço.

 

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