Mais 200 paraciclos estão sendo instalados em Niterói. Por meio do programa Niterói de Bicicleta, as unidades estão sendo instaladas nas Regiões Norte, Praias da Baía, Pendotiba e Leste. Com a conclusão desta etapa do trabalho, a cidade chega a 1220 unidades instaladas, o que corresponde a mais de 2400 vagas para bicicletas.
A escolha dos locais para a instalação, de acordo com o coordenador do programa Niterói de Bicicleta, Filipe Simões, foi feita por meio de uma consulta participativa, na qual a população pôde sugerir quais os pontos em que gostariam de ter os equipamentos.
“A instalação de paraciclos é parte das ações de incentivo à mobilidade por bicicleta que vêm sendo implementadas em Niterói, visto que a disponibilidade de locais de parada é um elemento relevante na opção pela bicicleta por parte da população. Além disso, os paraciclos ainda ajudam no ordenamento urbano evitando que as bikes obstruam a passagem de pedestres nas calçadas”, afirma Filipe Simões. O coordenador do programa revela, ainda, que mais 800 paraciclos serão instalados na cidade, em breve.
“Com a aquisição de 800 unidades adicionais, a Prefeitura de Niterói ganhará mais agilidade no atendimento das demandas de instalação de paraciclos, que poderão ser enviadas ao Programa Niterói de Bicicleta através dos seus canais virtuais. É um serviço que gera benefícios a toda a população, ciclistas ou não”, enfatiza.
Neste mês a cidade fluminense também está concluindo novas ciclovias, recuperando trechos já existentes e ampliando a rede por meio de novas conexões. Veja um vídeo com as novas obras.
Leia também:
Brasileiro quer mobilidade limpa, mostra pesquisa
Boletim Mobilize #151: Belém vai ser a "capital da bicicleta"
Bicicleta aparece como transporte mais seguro em pesquisa
Niterói lança nesta quarta (7) a Campanha Mobilidade nas Eleições