Neste período, serão avaliados os sistemas estáticos e dinâmicos como segurança dos vagões (freio e tração) e das vias. Após essa fase, o cidadão poderá fazer em cerca de 15 minutos o deslocamento entre a Estação da Lapa e o Acesso Norte.
A partir do segundo semestre de 2012, a população da capital baiana já poderá usar o sistema metroviário. A garantia foi dada pelo Prefeito João Henrique na tarde desta quinta-feira (22), após a primeira viagem de teste dos trens sobre os trilhos no percurso Estação da Lapa/Acesso-Norte, formando os seis quilômetros do primeiro tramo. “Salvador tem muito o que comemorar, afinal já no segundo semestre toda a população poderá desfrutar de mais um serviço de mobilidade urbana”, destacou o prefeito, acompanhado do chefe da Casa Civil, João Leão e do secretário de Transportes e Infraestrutura (Setin), José Mattos.
Para assegurar o funcionamento do sistema no primeiro ano, a Prefeitura de Salvador conseguiu um aporte de R$ 33 milhões do Ministério das Cidades. Este recurso vai subsidiar a passagem do metrô e a operação do sistema. Segundo a Setin, cerca de 25 mil pessoas deverão fazer o trajeto diariamente, em um tempo médio de 15 minutos. Além disso, o sistema será interligado com as linhas de ônibus das estações Lapa, Brotas e Acesso Norte.
Leia também:
Estrangeiros querem explorar metrô de Salvador
Metrô de Salvador não está garantido para a Copa
Salvador: Oposição diz que falta clareza sobre novo metrô
Investimentos do PAC no metrô de Salvador vão beneficiar população de 15 bairros