O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), assinou nesta segunda-feira (6) o contrato para início das obras do segundo trecho do VLT na Baixada Santista. A nova etapa ligará a avenida Conselheiro Nébias ao bairro do Valongo, em Santos, e terá investimento de R$ 217,7 milhões.
A expectativa é que o novo trecho do Sistema Integrado Metropolitano, gerenciado pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), transporte até 35 mil pessoas por dia.
O contrato firmado entre o Estado e a construtora Queiroz Galvão prevê início dos serviços até o fim deste mês e prazo de 30 meses para conclusão.
O projeto inclui a construção de edificações, via permanente, quatro subestações, sistema de rede aérea, sinalização viária, urbanização e duas pontes sobre o canal 1.
Ao longo do trecho de 8 km, serão construídas 14 estações com dispositivos de acessibilidade exigidos por lei. O traçado corta as ruas Campos Mello, Doutor Cochrane, João Pessoa, Visconde de São Leopoldo, São Bento, Amador Bueno, Constituição, Luiz de Camões e a Avenida Conselheiro Nébias. Quando entrar em operação, o trecho contará com uma frota de sete veículos, já adquiridos pelo Governo de São Paulo.
O Sistema Integrado Metropolitano/VLT terá 27 km de extensão, considerando o trecho de 11,5 km já em operação entre São Vicente (Barreiros) e o Porto de Santos, além das ligações entre Conselheiro Nébias e Valongo e Barreiros a Samaritá, em São Vicente, que está em projeto. O sistema tem previsão de operar com 33 VLTs, transportando 95 mil passageiros por dia.
Além de Doria, a cerimônia de assinatura virtual do contrato contou com as participações do vice-governador e secretário de governo Rodrigo Garcia; do secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy; do presidente da EMTU, Marco Antonio Assalve; e do prefeito de Santos, Paulo Barbosa, entre outras autoridades.
Leia também:
Entrevista: Carlos Romão Martins, da EMTU, responsável pelo projeto do VLT
VLT da Baixada Santista ganha dois novos trens e reduz intervalo
Os desafios da implantação do VLT na área central de Santos
Tribunal de Contas suspende licitação do VLT de Santos (SP)
VLT da Baixada: edital da nova etapa foi publicado
Acessibilidade no VLT de Santos (SP) será melhorada, diz EMTU