O projeto de mobilidade urbana para a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) foi discutido pela Federação das Cooperativas de Transporte de Passageiros Autônomos do Ceará (Fecootace) em reunião com o governador Cid Gomes. No projeto, há a possibilidade de fazer integração do metrô com linhas intermetropolitanas que deverão ser criadas.
“O itinerário de várias linhas vai mudar e novas deverão ser criadas para atender às linhas intermetropolitanas, que são de uma cidade para outra”, informa o presidente da Fecootace, César Nobre. O sistema permitirá o acesso do passageiro por sistema de integração de bilhetagem eletrônica, conta César. Ele destaca que a tarifa deve ser reduzida.
Na reunião, ficou definida a isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), que era apenas para as linhas de ônibus. Também haverá estudo para redução do Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Prestação de Serviços (ICMS) do diesel para o transporte complementar, de 17% para 12%, segundo o presidente da Fecootace.
Taxa mensal
Outro ponto discutido foi a redução de 50% da taxa mensal paga pelos permissionários para a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce). O governador sugeriu estudo da Arce e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para analisar a viabilidade da proposta.
Nos transportes autônomos, com o novo projeto, estarão disponíveis quatro exemplares do jornal O POVO para os passageiros. No dia 24 de janeiro, será assinado convênio com o jornal O POVO, que terá a presença do governador e da diretoria da Fecootace.
Também há o interesse em implementar, juntamente com a TV O POVO, televisões nas linhas, principalmente as que fazem viagens longas para o interior. A Fecootace reúne 23 cooperativas de transporte complementar de todo o estado do Ceará.
Leia também:
Ceará oficializa regras para desapropriações de pessoas afetadas por obras do VLT
Metrô de Fortaleza: Linha Sul está quase pronta
Fortaleza: Transporte coletivo urbano por ônibus vai passar por licitação
Governador e deputados visitam obras do Metrô de Fortaleza neste sábado (17)