Obras do metrô na Zona Sul do Rio de Janeiro terão até manobristas

Em fevereiro, até garagens serão afetadas

Notícias
 

 |  Autor: Pâmela Oliveira / O Dia  |  Postado em: 16 de dezembro de 2011

Mapa explicativo

Mapa explicativo (Clique para ampliar)

créditos: O Dia

Os que passam horas no trânsito da Zona Sul precisarão ter dose extra de paciência. As obras da Linha 4 do metrô (Ipanema-Barra) estão previstas para começar em fevereiro, pouco antes do Carnaval. Ruas e praças de Ipanema e Leblon serão interditadas. Na Av. Ataulfo de Paiva, moradores não poderão usar as garagens de fevereiro de 2012 a julho de 2013, mas terão serviço de manobrista 24 horas e até carregadores de sacolas e ajudantes para auxiliar idosos nas ruas.“Vamos ter dois anos de transtornos e depois benefícios para população”, alertou o secretário de Estado da Casa Civil, Regis Fichtner, ressaltando que a obra é fundamental para “a mobilidade da Zona Sul e da Barra nos próximos 20 anos”. A data exata do início das interdições ainda será definida, pois depende da liberação de licença ambiental para a empreitada.

 

Segundo ele, os automóveis dos moradores dos trechos interditados da Av. Ataulfo de Paiva — entre as avenidas Afrânio de Melo e Borges de Medeiros e entre as ruas Gal. Urquiza e Bartolomeu Mitre — serão guardados em estacionamentos particulares e nenhum será estacionado na rua. Um número de telefone exclusivo será disponibilizado aos moradores e comerciantes. A avenida será interditada parcialmente — liberada só para ônibus —, e num segundo momento, bloqueada totalmente.

 

A obra, que tem previsão de conclusão em dezembro de 2015, afetará a circulação do metrô. As estações General Osório e Cantagalo ficarão fechadas de dezembro de 2012 a julho de 2013. As integrações ‘Metrô de Superfície’ General Osório-Barra e General Osório-Gávea serão transferidas para a Estação Siqueira Campos. O intervalo de 4 minutos entre as saídas dos ônibus será reduzido para 3 minutos, com aumento da frota de 15 para 23 veículos.

 

Mais alterações

 

IPANEMA

 A Praça N. Sra. da Paz será fechada a partir de fevereiro. Feira será deslocada, mas estacionamento no entorno será mantido. Liberação total só em julho de 2015. A estação fica pronta em dezembro de 2015.

 

JARDIM DE ALAH

 Vira um grande canteiro de obras de fevereiro de 2012 a dezembro de 2015. Uma ponte metálica será construída sobre a área de lazer para que a R. Humberto de Campos vire alternativa à Ataulfo de Paiva.

 

LEBLON

 60% da Praça Antero de Quental será interditada de fevereiro de 2012 a dezembro de 2015. O 23º BPM será reduzido.

 

GÁVEA

 Pontos de ônibus na Av. Pe. Manuel França serão remanejados em fevereiro.

 

LAGOA 

Estacionamento no Corte do Cantagalo será só para caminhões da obra.

 

Mais notícias sobre o Rio de Janeiro:


Prefeito do Rio participa em Paris de encontro para discutir o futuro das grandes cidades

Rio: Linha 4 do metrô é prioridade, diz secretário

Risco alto para ciclistas em Petrópolis, Rio de Janeiro

A expansão do metrô no Rio

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário