A mudança, que fará parte da próxima licitação, foi anunciada pela prefeitura nesta quinta-feira (15).
Aproximadamente 99 mil estudantes devem ser beneficiados. Atualmente, a cidade tem cerca de 49 mil alunos na rede municipal e 50 mil na estadual.
O aluno deverá ter um cadastro na Transerp (empresa que gerencia o transporte coletivo em Ribeirão). Além disso, ele deverá carregar o cartão de passes dentro da escola. Dessa forma, será preciso frequentar a aula para ter o beneficio.
Além disso, de acordo com a prefeitura, todos os usuário do transporte coletivo vão poder usar o mesmo passe dentro de duas horas para diferentes linhas.
Outros itens previstos na nova licitação é a construção de terminais dentro dos shoppings da cidade e de um miniterminal em Bonfim Paulista.
Também está prevista a ampliação da frota de ônibus, a criação de novas linhas e a volta dos cobradores nas estações de embarque e desembarque. Segundo a prefeitura, na nova licitação a recarga do passe poderá ser feita em estabelecimentos comerciais.
Tarifa
Apesar dos benefícios, a licitação do transporte público em Ribeirão Preto também prevê um possível aumento nas tarifas.
Em setembro, a Transerp disse em reunião com as empresas interessados no certame que os custos operacionais poderiam sofrer um aumento de 18%, valor que pode ser repassado aos usuários do transporte coletivo.
A última elevação da tarifa de ônibus aconteceu em 1° de agosto deste ano, quando o valor pago pelos usuários subiu de R$ 2,40 para R$ 2,60.
Leia também:
Prefeitura de Ribeirão Preto implantará duas ciclovias na cidade