A mudança será aplicada para permitir, segundo a Etufor, de forma contínua e assegurada, a realização dos investimentos necessários para a prestação do serviço, visando à reestruturação do sistema com implementação de novas tecnologias que otimizem a operação dos veículos e melhorem o atendimento dos usuários.
Em virtude dos altos custos de implantação e complexidade desse serviço, o transporte coletivo de passageiros vem sendo desenvolvido, na maioria das cidades brasileiras, através de delegação a empresas particulares. Na Capital, as atuais permissões/concessões terão seu prazo de vigência máximo até o dia 28 de dezembro de 2013, sendo necessário o processo licitatório para que não haja descontinuidade na prestação desta atividade tão essencial e indispensável à população.
O critério de seleção será feito pelo julgamento das propostas técnicas e de preço ofertado. O contrato terá duração de 15 anos, podendo ser prorrogado por igual período, sendo o município de Fortaleza dividido em cinco áreas operacionais, nos termos do projeto básico, que será parte integrante do edital convocatório a ser publicado posteriormente.
Audiência pública
Para reunir as melhores sugestões, a Prefeitura de Fortaleza convocou a comunidade em geral, representantes das classes sociais de interesse público, vereadores, comissão de bairros e afins, para que apresentassem suas contribuições, críticas e reivindicações em uma audiência pública realizada na última quinta-feira, 15, no auditório do Imparh.
Leia mais sobre Fortaleza:
Indenizações a famílias do entorno do metrô de Fortaleza são oficializadas
Trecho no Centro de Fortaleza é liberado após dois anos
Fortaleza investe pesado em transporte público para a Copa
Fortaleza: Semáforo com sinal sonoro será instalado em frente ao IFCE