A cidade de Cascavel (PR) promete iniciar a operação do sistema de bicicletas compartilhadas municipal. A proposta estava em discussão há vários anos pela Prefeitura, mas dependia da abertura de uma concorrência que permitisse a escolha da melhor operadora para as condições do município.
Conforme o boletim divulgado no dia 10 de janeiro pela Prefeitura, a empresa Mobhis Automação Urbana foi a vencedora de concorrência pública, já que ofereceu um percentual de 3,26% sobre o valor do faturamento bruto mensal a ser pago a título de licença pela atividade no espaço público, ficando acima do edital de licitação (valor mínimo de 3%). Após o prazo recursal legal de cinco dias úteis e caso o processo transcorra dentro da normalidade, o contrato poderá ser assinado nas próximas semanas, pelo prazo mínimo de 120 meses.
Fundada em 2012, a Mobhis é uma startup criada em Cascavel pelos empresários Mauricio Sena e Hamilton Sena, e já opera sistemas de bicicletas em cidades do Paraná, Rio Grande do Sul, universidades, condomínios e em empresas, como a Itaipu Binacional.
De acordo com o secretário de Planejamento e Gestão da Prefeitura de Cascavel, Edson Zorek, a operadora deverá implantar uma rede mínima inicial de oito estações na cidade, com 56 bicicletas, que ficarão disponíveis para locação diariamente, no horário das 6 às 22 horas, sendo permitida a devolução dos equipamentos até as 23h59, via aplicativo. Será possível optar por locações de até 24 horas, semanais ou mensais, a custos acessíveis, cujos valores serão apresentados pela empresa vencedora.
As estações serão instaladas em pontos estratégicos, dentre eles Catedral, Lago Municipal; Prefeitura, além dos terminais de transbordo e das avenidas Brasil e Tancredo Neves, que contam com infraestrutura cicloviária.
Leia também:
Cascavel (PR) renova seu sistema de operação de ônibus
Cidade do Paraná ganha ciclovia rodoviária
Um desafio aos paisagistas, urbanistas, pensadores e desenhadores