Bogotá assina contrato para construção da primeira linha de metrô

Com extensão de 23,9 km em elevados, trens cruzarão a capital colombiana do oeste para o setor norte em 27 minutos. Obras começam em 2020

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Fonte: Diário do Transporte  |  Autor: Alexandre Pelegi  |  Postado em: 28 de novembro de 2019

Imagem ilustrativa do metrô elevado em Bogotá

Imagem ilustrativa do metrô elevado em Bogotá

créditos: Divulgação

Bogotá finalmente terá seu metrô. Nesta quarta-feira (27), a prefeitura da cidade assinou o contrato de concessão com um grupo de empresas chinesas que venceu a licitação para a construção de um metrô elevado.

 

Caberá ao grupo APCA Transmimetro, formado pela China Harbour Engineering Company Limited e pela XiAn Rail Transportation Group Company Limited, construir e operar a primeira linha de metrô da capital colombiana. 

 

Cerimônia de assinatura do contrato de construção do metrô de Bogotá. Foto: Divulgação

 

Na solenidade (foto acima) estiveram presentes o presidente da Colômbia, Iván Duque, e o prefeito Enrique Peñalosa, além do gerente da empresa de metrô, Andrés Escobar, e o representante legal do consórcio chinês.

 

Peñalosa agradeceu ao presidente Duque o apoio ao projeto, afirmando que o Metrô de Bogotá vai gerar mais de 60 mil empregos.

 

O metrô começará a ser construído em 2020, e será cem por cento elevado, elétrico e automatizado. E com altos padrões ambientais, conforme contemplado nas especificações técnicas contratuais da concessão para construção, fornecimento, operação e manutenção da Primeira Linha do Metrô de Bogotá (PLMB).

 

A linha terá 23,9 km de extensão em elevados, cruzando a cidade do oeste para a Calle 72, no setor norte, em 27 minutos. Com capacidade para transportar 140 mil passageiros por hora, a estimativa é que mais de um milhão de pessoas utilizem o modal durante o dia.

 

Na concessão, além dos viadutos, estão previstas obras de 16 estações (das quais 10 estarão conectadas ao BRT Transmilênio) e 28 áreas de acesso, um pátio de oficina em uma área de 32 hectares e um centro de controle operacional.

 

As obras complementares incluem, entre outras, 19 km de ciclovias, 1,4 milhão de m2 de espaços públicos, e 22,2 km de reconfiguração completa dos corredores viários por onde o metrô passará.

 

A APCA Transmimetro, vencedora da licitação, será responsável pelo fornecimento, instalação, testes, comissionamento e manutenção de 30 trens, além de equipamentos e sistemas metroferroviários para a operação do sistema. A concessão tem prazo de 25 anos.

 

O valor total do projeto é de aproximadamente US$ 13,8 bilhões.

 

Metrô colombiano

O metrô terá sistema de direção automática (driverless) e será operado a partir de um centro de controle. Terá 30 trens, 140 metros de comprimento, 2,90 de largura e 370 toneladas de peso. Cada trem terá entre 6 e 7 carros (vagões). A velocidade máxima de operação será de 80 km por hora e uma velocidade comercial de 43 km por hora.

 

Cada trem terá capacidade para 1.800 passageiros, totalizando 72 mil usuários por hora. Em 2050, deve atingir 1.050.000 passageiros por dia. Haverá um intervalo de serviço de 90 segundos.

 

Os beneficiários serão 2,92 milhões de pessoas das cidades de Bosa, Kennedy, Puente Aranda, Antonio Nariño, Santa Fé, Mártires, Teusaquillo, Chapinero e Barrios Unidos.

 

Transmilênio

Perto de completar 20 anos, o sistema de ônibus do Transmilênio, que teve a primeira rota inaugurada em 18 de dezembro de 2000, na anterior gestão do prefeito de Bogotá, Enrique Peñalosa (1998-2000), apresenta gargalos, sinais de proximidade de seu limite em alguns trechos e as discussões giram em torno da necessidade da ampliação do total de corredores e a implantação de outros modais, como o metrô pesado. 

 

A atual administração de Peñalosa anunciou o início das obras para março de 2020, com uma ligação entre o “Portal de las Américas” e o cruzamento da Calle 127 com a Autopista Norte.

 

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