A Prefeitura de Curitiba autoriza a licitação de quatro das oito grandes obras do PAC da Copa. A soma dos investimentos chega a R$ 181 milhões. As obras incluem a construção do viaduto estaiado na Avenida das Torres com a Rua Francisco dos Santos, a trincheira da Rua Guabirotuba sob a Avenida das Torres, a reconstrução e ampliação do terminal Santa Cândida e a implantação do SIM (Sistema Integrado de Monitoramento). A autorização se dará no Salão Brasil na prefeitura, no sábado, com a presença da ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann.
Com este pacote de obras, Curitiba investe 65% do total previsto de R$ 277 milhões do PAC da Copa. A prefeitura já licitou duas outras obras: a extensão da Linha Verde Sul, no valor de R$ 15,5 milhões, entre o terminal do Pinheirinho e a Rua Isaac Ferreira da Cruz e a requalificação do corredor Marechal Floriano. Na Marechal são mais R$ 33,4 milhões em obras que incluem a implantação de ciclofaixa e de pista exclusiva para ônibus até a divisa com São José dos Pinhais.
No primeiro semestre do ano que vem, serão licitadas as obras do Corredor Avenida Cândido de Abreu, no valor de R$ 12,1 milhões e a requalificação da Rodoferroviária de Curitiba e seus acessos, obra orçada em R$ 36,8 milhões. Os projetos já estaão em análise pela Caixa Econômica Federal.
Serão investidos R$ 95,8 milhões na construção do Viaduto Estaiado, que integra o pacote de obras do Corredor Aeroporto-Rodoferroviária. O viaduto (suspenso com cabos de aço) será construído na confluência das avenidas Comendador Franco (avenida das Torres) com a Coronel Francisco H. dos Santos.
A obra vai melhorar a ligação viária entre os bairros Boqueirão, Hauer, Xaxim, Uberaba e Jardim das Américas, Cajuru e BR 277. Será um benefício para 300 mil moradores dos seis bairros, além de turistas. Além disso, o viaduto agregará valor estético à paisagem urbana.
Outra obra importante para a mobilidade urbana é a trincheira da rua Guabirotuba, sob a avenida das Torres. A obra, com investimentos de R$ 13,7 milhões, forma o binário Chile/Guabirotuba que dará maior fluidez ao tráfego na região e é importante ligação entre os bairros Jardim Botânico, Prado Velho e Rebouças.
Serão investidos R$ 12 milhões na reconstrução em ampliação do terminal Santa Cândida que receberá, em 2012, uma plataforma do ônibus ligeirão (Azul) Norte que fará o trajeto Santa Cândida/Praça do Japão.
O novo terminal terá uma galeria subterrânea para travessia segura dos passageiros, onde ficará ainda todo o comércio existente, além de novos pontos que serão licitados. Essa galeria comportará também novos e maiores sanitários. A galeria do Terminal Santa Cândida será adaptada com elevadores de acessibilidade.
As calçadas de acesso ao terminal serão reconstruídas, assim como toda iluminação. O terminal terá um sistema de captação de água da chuva para aproveitamento em sanitários e na limpeza. No mesmo pacote de obras será feira a reforma do Armazém da Família que funciona dentro do terminal.
O Sistema Integrado de Mobilidade (SIM), é um conjunto de medidas, obras, equipamentos e softwares que possibilitará novas ferramentas na gestão da mobilidade em Curitiba. O investimento neste pacote de obras será de R$ 60 milhões para a implantação de um Centro Operacional para o monitoramento permanente das ruas da cidade que integram o Anel Viário.
A partir de um núcleo de comando de operações on line formado por técnicos de trânsito e de transporte, através de monitores, equipamentos e softwares específicos, vão fazer, um motorista do transporte coletivo, por exemplo, será avisado em tempo real quando precisar desviar a rota, em função de obra ou acidente.
Da mesma forma, o motorista ele poderá comunicar à Central qualquer problema que venha a ocorrer em seu trajeto – como acidentes, assaltos ou vandalismo.
O sistema permitirá o acompanhamento em tempo real da localização de cada ônibus. Com isso, o usuário terá acesso à informação - nas estações tubo e terminais – do tempo previsto até a próxima parada, tempo de espera ou qualquer alteração de rota ou horário.
Com a operação da Central os motoristas também receberão informações através de painéis luminosos colocados em pontos estratégicos. Os primeiros painéis serão instalados nas ruas que compõem o Anel Viário, em implantação pela Prefeitura.
Além dos painéis, o Anel Viário será o primeiro trecho da cidade a contar com os chamados semáforos adaptativos – que abrem ou fecham para passagem de acordo com o movimento do tráfego, evitando que o motorista fique parado no vermelho quando não há trânsito na transversal.
O sistema será composto por controladores semafóricos inteligentes, detectores veiculares, rede e concentradores de comunicação com capacidade para transmissão de dados, além dos semáforos.
As imagens que permitirão o monitoramento no Centro Operacional serão de câmeras de circuito fechado de televisão também instaladas em pontos estratégicos nas ruas e em terminais e estações tubo. Ao longo dos 25 quilômetros do Anel Viário serão instalados 190 semáforos adaptativos, 18 câmeras e 12 painéis digitais de informações ao motorista.
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