Assegurar o direito à cidadania é uma preocupação da Prefeitura de São Gonçalo. Sob essa perspectiva, foi implantada, no Porto Velho, a primeira sinaleira do município com dispositivo sonoro para atender os deficientes visuais e garantir uma travessia segura. Outras seis equipamentos ainda serão instalados em vias de maior movimentação da cidade.
Para que o equipamento funcione, o pedestre precisa apertar o botão e segurá-lo até ouvir um bipe. Depois, deve aguardar um sinal sonoro que indicará o momento de atravessar em segurança. O dispositivo possui inscrição em braile e também auxilia idosos.
Mesmo com a facilidade no manuseio do equipamento e a pretensa melhora ao atravessar, a aposentada Valdete Maria Lanes Pontes, 67 anos, conta que, por enquanto, ainda há problemas no deslocamento. “Espero que depois de um tempo seja mais fácil. Infelizmente, os maus motoristas insistem em dificultar a nossa travessia, desrespeitando a sinalização”, lamentou.
Por outro lado, a vice-diretora do Centro de Apoio ao Deficiente Visual de São Gonçalo, Nilsa Martins Pereira, 53, comemorou a iniciativa. A primeira sinaleira foi instalada em frente ao instituto. “Há muito tempo precisávamos disso e, por estarmos perto de uma das vias mais movimentadas de São Gonçalo, a colocação da sinaleira vai nos dar mais confiança e uma sensação de segurança maior”.