O governador Geraldo Alckmin e o prefeito Gilberto Kassab lançaram, nesta terça-feira, a primeira fase da integração do cartão BOM (Bilhete do Ônibus Metropolitano) nas linhas do Metrô e da CPTM. A estação Palmeiras-Barra Funda foi o local escolhido para o lançamento pelo grande fluxo de usuários e por já integrar fisicamente Metrô, CPTM e ônibus metropolitanos.
Neste primeiro momento, cerca de 250 mil pessoas serão beneficiadas. A previsão é de que os usuários do cartão BOM possam utilizá-lo em toda a rede de trens e metrô em até um ano.
O novo sistema visa atender antiga reivindicação dos usuários, permitindo que a mesma forma de pagamento utilizada nos ônibus metropolitanos (gerenciados pela EMTU/SP) possa valer também no Metrô e nos trens da CPTM.
"Nós temos o desafio de integrar os 39 municípios da Região Metropolitana de São Paulo com trem e com metrô. Então, começa aqui pela Barra Funda. Com um único cartão, o usuário podendo utilizar o metrô, utilizar o trem e utilizar os ônibus da EMTU", declarou o governador.
Nesta primeira fase, serão integrados apenas o Cartão BOM Comum e o Vale-Transporte, ficando de fora o BOM Escolar, BOM Sênior e BOM Especial.
Leia mais notícias sobre São Paulo:
Um manual para bicicletários
Mortes por atropelamento caem 41,7% no centro de SP, diz CET
Proteção a pedestre: mais multa em São Paulo
ONG quer 300 bicicletários em São Paulo até a Copa de 2014