Depois das bicicletas sem estações (dockless), o Brasil começa a receber patinetes elétricos compartilhados. Desde sábado (11), a cidade de São Paulo passou a contar com esse serviço, ainda em fase experimental.
O uso de patinetes com assistência elétrica já é comum na Europa e nos EUA. Mais amigáveis e simples de operar do que as bicicletas, eles ganharam a preferência do público feminino, que pode usá-los mesmo calçando sapatos de salto alto.
Em São Paulo, o serviço está sendo oferecido pela Scoo, uma startup de mobilidade. Segundo informa em nota distribuída à imprensa, nos primeiros meses de operação no Brasil, a Scoo pretende oferecer acesso gratuito aos patinetes, em todos os dias da semana, por um horário pré-estabelecido. Essa operação inicial será feita com 20 patinetes elétricos na região da av. Paulista. Para usa-los, é necessário um cadastro no site da www.scoo.mobi. Uma vez aprovado, o usuário recebe o link para download do aplicativo Scoo para desbloquear e utilizar o patinete.
Tecnologia
Com potência de 250w e velocidade de até 25km, os patinetes elétricos estão dentro da lei que autoriza bicicletas e patinetes elétricos a circularem dentro das ciclovias da cidade. Quem for pego fora da ciclovia estará sujeito a receber uma multa de R$ 574,62, aplicada pela Prefeitura de São Paulo e Companhia de Engenharia e Tráfego de São Paulo.
Segundo a empresa, o período de teste dos patinetes elétricos também servirá para checar a tecnologia aplicada em questões de segurança do produto, protegendo-o contra furtos e avarias por vandalismo. “Todos possuem rastreadores e GPS, além do tempo de uso ser codificado como “pay-per-use”, explica Duarte.
Regras Gerais para uso
Idade mínima 18 anos de idade
Uso de capacete, conforme exigido por lei
Estacionar apenas em locais determinados pela empresa
Patinar apenas em ciclovias
Respeito aos sinais de trânsito e aos pedestres
Acionar sempre o freio do patinete, que possui ABS
Serviço:
Local para retirada: Rua Hadock Lobo, 585, São Paulo
Horário: 10h às 17h
Obs.: Fazer pré-cadastro no site
Site: www.scoo.mobi/cadastre-se.html
Leia também:
Mais bicicletas "dockless" no Brasil, agora da Serttel
Bikes compartilhadas sem estações fracassam em Paris
São Paulo publica norma de sinalização para bicicletas sem estações
O veículo do futuro tem duas rodas e um guidão