Uma escadaria pública localizada próximo a uma das principais avenidas do Jardim Nakamura, na zona sul de São Paulo, em breve irá se transformar, de lugar inóspito e mal conservado, em uma nova e atrativa opção de lazer à população.
A transformação está marcada para acontecer durante os dias 3 e 4 de agosto, e terá à frente voluntários da Cidade Ativa (organização que tem um blog no Mobilize), grupos locais e a comunidade escolar da EE Oscar Pereira Machado, além de moradores do bairro. Todos vêm se reunindo há algum tempo e agora vão finalmente reformar o local.
Intervenção do projeto Olhe o Degrau no Jardim Ângela, zona sul de SP. Foto: Cidade Ativa
Esta é mais uma ação do projeto Olhe o Degrau, desenvolvido pela Cidade Ativa em vários pontos da cidade de São Paulo desde 2014, e que conta sempre com a participação das comunidades locais. O projeto integra o Programa Global de Espaços Públicos, apoiado pela HealthBridge Foundation of Canada e ONU-Habitat. Outras sete iniciativas pelo mundo também recebem apoio do programa: em Gana, Uganda, Niger, Índia, Vietnã e Bangladesh, além do Brasil.
Aqui, a primeira intervenção do grupo foi realizada em uma escadaria na Rua Alves Guimarães, em Pinheiros (zona oeste). Também a proposta era trazer um novo olhar para esse tipo de infraestrutura urbana e estimular novos usos.
Festa na escadaria da rua Alves Guimarães, como parte das ações do Olhe o Degrau. Foto: Cidade Ativa
Segundo Gabriela Callejas, diretora da Cidade Ativa, “o projeto encara o desafio de revelar para as pessoas o potencial que as escadarias escondem, por meio de intervenções simples e participativas que possam proporcionar o encontro, o convívio e a prática de atividade física e de lazer”. Depois desta primeira ação, foram realizadas outras nas zonas leste e sul da capital.
Jardim Nakamura
A ação da semana que vem na escadaria do Jardim Nakamura, como em outros casos, é resultado de meses de engajamento e oficinas com a comunidade escolar, moradores do entorno e grupos da região, que auxiliaram no desenvolvimento do projeto e priorização das melhorias, explica Callejas.
A ação conta com apoio da Prefeitura Regional de M’Boi Mirim, que efetuou diversos reparos para que a ação pudesse ser viabilizada, e da empresa AkzoNobel, que doou tintas para a requalificação do espaço. Nos dias 3 e 4, murais de graffiti serão realizados nos muros laterais; bancos, mesas e brinquedos serão confeccionados; e muretas e patamares receberão pinturas inspiradas em jogos e brincadeiras.
As atividades contarão com suporte de artistas locais da Ciclo Social Arte e também do escritório de arquitetura Zoom Urbanismo, Arquitetura e Design e serão implementadas por meio de oficinas participativas nas quais alunos, vizinhos da escadaria e voluntários poderão colocar a “mão na massa”.
Serviço
Oficina de Intervenção Olhe o Degrau, no Jardim Nakamura
Quando: 3 e 4 de agosto (6ª feira e sábado), das 8h às 18h
Local: Escadaria da rua Agamenon Pereira da Silva, altura do número 757 - Jardim Nakamura
Realização: Cidade Ativa
Apoio: ONU-Habitat, HealthBridge Foundation of Canada, Block by Block, AkzoNobel
Parceiros: Prefeitura Regional M'Boi Mirim, Ciclo Social Arte, Família Nakamura, E.E Oscar Pereira Machado, Loja Don Peppone, Zoom Arquitetura Urbanismo Design
Leia também:
Quando caminha pela cidade, você usa escadarias, vielas, atalhos?
Como podemos planejar cidades que priorizem pedestres
Qual o impacto da primeira Rua Completa em São Paulo?
Olhe o Degrau: colocando as escadarias no mapa
Concurso quer revitalizar escadarias do Jardim Ângela em SP