A cidade paulista de Botucatu foi destaque no anuário europeu Together for Safer Roads, como exemplo de sucesso na redução de acidentes. Também as cidades de Atlanta (EUA) e Xangai (China) foram destacadas.
Página do anuário Together for Safer Roads que traz Botucatu em destaque. Imagem: Reprodução
A Together for Safer Roads é uma organização mundial de grandes empresas comprometidas com a segurança viária, composta por especialistas e líderes do setor. Entre as empresas-membro fundadoras estão Anheuser-Busch InBev, AIG, AT&T, Chevron, Ericsson, Facebook, IBM, iHeartMedia, PepsiCo e Walmart.
Anualmente, este grupo publica um anuário que destaca os bons exemplos de redução de mortes no trânsito em todo o mundo. A publicação ressaltou as estratégias utillizadas pelo município para conseguir reduzir 65% das mortes em ruas e estradas. Em 2016, foram registradas 37 mortes em Botucatu. Já em 2017 foram 13.
Atlanta reduziu, segundo a publicação, 25% das mortes e Xangai conseguiu reduzir 90% das mortes em rodovias, de 2016 para 2017.
A adesão de Botucatu ao Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, em 2016, foi o que contribuiu diretamente com a redução de acidentes e mortes.
Por meio de mapeamento de ocorrências feito pelo Infosiga, a equipe da Semutran pode adotar medidas, como a substituição de mais de 5 mil placas de sinalização, a utilização de redutores de velocidade e a redução de velocidade em vias de grande fluxo, além da inauguração do Centro de Educação de Trânsito para crianças e adolescentes.
“Para nós, recebermos esse apoio do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito e da Together for Safer Roads é fundamental para seguirmos em nossas ações de controle viário, ainda mais quando somos comparados a cidades seguras no trânsito como Atlanta e Xangai”, afirmou Rodrigo Fumis, secretário adjunto de Transporte.
Clique aqui para conferir o anuário da Together for Safer Roads.
Leia também:
Estudos sobre segurança viária buscam diminuir acidentes no país
Por que nosso trânsito é tão violento? – O direito de ir e vir
Como os sinais de trânsito priorizam os carros e desencorajam o caminhar
Mortes de ciclistas aumentam 17,8% no estado de SP
Acidentes fatais envolvendo motociclistas aumentam 28,6% em SP