Sinal dos tempos: a Ford, empresa símbolo da promoção do automóvel, começa agora a investir na bicicleta, ao criar uma 'jaqueta inteligente' para ciclistas.
Inteligente porque dispõe de múltiplos recursos tecnológicos - com ajuda de um aplicativo, orienta o ciclista a encontrar os melhores caminhos no trânsito e gera sinais luminosos, sonoros e táteis para tornar a viagem mais segura.
Ainda em fase de protótipo, a “Smart Jacket” foi desenvolvida por um grupo de empregados do escritório de inovação Ford Smart Mobility em Londres.
Funciona assim: luzes LED nas mangas acendem automaticamente quando o ciclista levanta o braço para avisar que vai virar à direita ou à esquerda, e também acionam luz de freio. A vestimenta conta também com aplicativo de navegação, conectado sem fio a um smartphone, que gera uma vibração na manga correspondente para indicar a direção a seguir, selecionando rotas que evitem ruas movimentadas e cruzamentos.
interfaces sonoras e táteis possibilitam ao ciclista receber mensagens. Foto: Divulgação/ Ford
O novo “wearable” – tecnologia de vestir – ainda permite ao ciclista atender chamadas, receber mensagens e instruções de navegação sem precisar tirar as mãos do guidão ou olhar para a tela do celular, usando interfaces sonoras e táteis.
E a jaqueta ainda vem acompanhada de fones de ouvido que transmitem o som por meio de vibração nos ossos da face, deixando a orelha livre para captar os demais sons do ambiente. Outros recursos em desenvolvimento incluem o acesso a chamadas e mensagens por meio de gestos e comandos de voz para uso em serviços comerciais de entrega.
A esta altura, é o caso de perguntar se tantas traquitanas não podem tirar a concentração do ciclista; vamos apostar que não.
Afinal, a proposta é inovar para melhorar a vida de quem pedala. "Queremos ajudar a tornar a mobilidade nas cidades mais segura, confiável e livre”, diz Tom Thompson, líder do projeto da equipe Ford Smart Mobility. E justifica: “O protótipo da jaqueta inteligente nos ajuda a entender melhor como os diferentes usuários do ecossistema urbano – ciclistas, carros e pedestres – podem coexistir com a aplicação de tecnologias inteligentes, gerando aprendizado para futuros projetos.”
O projeto também faz parte da campanha “Compartilhe a Estrada”, apoiada pela Ford, para promover a harmonia entre motoristas e ciclistas.
Sinais luminosos, sonoros e táteis tornam esta jaqueta um equipamento de apoio na pedalada. Foto: Divulgação/Ford
Leia também:
Uma bicicleta que filtra o ar e protege ciclistas da poluição
Que tal uma bicicleta impressa em 3D?
O veículo do futuro tem duas rodas e um guidão
A bicicleta pela saúde em São Paulo