Uma visita ao funicular "Centrale", de Nápoles, na Itália

Sistema de transporte napolitano integra metrô, trens, bondes, ônibus e os tais funiculares, que lá são totalmente acessíveis. Aliás, você sabe o que é um funicular?

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Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Marcos de Sousa/Mobilize Brasil  |  Postado em: 13 de junho de 2018

Funicular Montesanto, em Nápoles: entrada acessíve

Funicular Montesanto, em Nápoles: entrada acessível

créditos: Mobility Press (www.mobilitypress.it)


Passeando em Nápoles, na Itália, a jornalista Heloísa Rocha experimentou um dos famosos funiculares que levam às partes altas da cidade. São quatro, além do mais antigo, o que leva ao alto do Vesúvio, inaugurado em 1880. Hoje desativado, esse funicular inspirou a famosa canção napolitana "Funiculì, Funiculà" de Luigi Denza, depois incorporada à ópera Aus Italien (Da Itália) de Richard Strauss. Mas isso é outra história.
 

Heloísa Rocha experimenta a acessibilidade do funicular


Heloísa é cadeirante e mantém o Moda em Rodas, um espaço sobre roupas, calçados e beleza para as pessoas que têm alguma deficiência. Acostumada a enfrentar barreiras em todas as suas coberturas e viagens, ela ficou maravilhada com os funiculares napolitanos, como o Centrale, inaugurado em 1928 e recentemente modernizado. Ela explica que as portas são bem largas, permitindo a entrada das cadeiras com folga, e que a área para pessoas com deficiência é bem ampla, permitindo o ingresso de vários cadeirantes (e de bicicletas) na mesma viagem. Há uma boa trava para as cadeiras, mas ela diz que os carros andam de forma suave e silenciosa, sem chacoalhões, o que dá muita segurança aos passageiros.

 


Vídeo em time lapse sobre o Funicular Centrale, de Nápoles Crédito: Rep TV/Itália


Ela também experimentou o metrô, mas reclamou do espaço reservado aos deficientes. "As estações são lindas, mas o trem é péssimo para o cadeirante. O lugar para as cadeiras de rodas fica entre a porta de entrada e a porta de acesso à cabine do operador do trem Essa área fica cheia de carrinhos de bebê, cadeiras de rodas, gente com bengala e outros equipamentos, o que é muito arriscado, especialmente para deficientes visuais", explica a jornalista. 
 

Além da Centrale, a cidade conta com  os funiculares Mergellina (1931), Chiaia (1889) e Montesanto (1891), todos com várias estações. Nápoles tem duas linhas de metrô (1 e 6) e cinco linhas (2 - 3 - 4  - 5 e 7) de trens urbanos, de várias gerações. Há ainda bondes (VLTs) e ônibus urbanos. A operação é coordenada pela Azienda Napoletana Mobilitá e todo o sistema é integrado.  

 

 

O que são os funiculares

Funicular de Los Angeles, EUA

Funiculares (ou planos inclinados) são sistemas de transporte que podem vencer grandes desníveis por sistemas de carros ferroviários que circulam sobre trilhos e que são movidos por cabos. Cada carro (ou composição) funciona como um contrapeso para o outro,de tal forma que enquanto um veículo sobe, o outro desce. O nome deriva do latim, funiculus, diminutivo de funis, que significa "corda". Podem ser comparados a elevadores que funcionam inclinados. No Brasil, há exemplos no Rio de Janeiro, em Santos (SP) e Salvador (BA), além do trecho ferroviário de serra entre Cubatão e Paranapiacaba (SP), que funcionou movido a vapor até os anos 1960. 

Na América do Sul, o melhor exemplo é a cidade de Valparaíso, no Chile, que tem 26 funiculares, todos muito velhos, sete deles em perfeito funcionamento. Nos funiculares para transporte urbano, em geral os carros são construídos de forma escalonada, em patamares horizontais, de forma a compensar a inclinação dos trilhos. É o caso dos funiculares de Nápoles, no qual o acesso para ciclistas e pessoas com deficiência está localizado no primeiro patamar.

 

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