UGP não conta com obras de mobilidade urbana para a Copa em Manaus

De acordo com Miguel Capobiango, o atual sistema de transporte da cidade atende às necessidades de quem pretende ter acesso à futura Arena da Amazônia e suas proximidades

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 |  Autor: Bruno Tadeu / D24am  |  Postado em: 07 de dezembro de 2011

O sistema do monotrilho ainda não teve início

O sistema do monotrilho ainda não teve início

créditos: Valmir Lima

O coordenador da Unidade Gestora do Projeto Copa do Estado do Amazonas (UGP Copa), Miguel Capobiango, declarou que não conta mais com os sistemas do monotrilho e do Bus Rapid Transit (BRT) para atender à mobilidade urbana de Manaus durante o Mundial de 2014.

 

De acordo com Capobiango, o atual sistema de transporte da cidade atende às necessidades de quem pretende ter acesso à futura Arena da Amazônia e suas proximidades. “Nosso sistema transporta muito mais gente que o esperado para a Copa, como ocorre no Boi Manaus e no carnaval. Não estou contando com esses novos projetos para a Copa, mas sim para a mobilidade urbana na cidade. Se puder contar com o sistema na Copa, ótimo”, ressaltou.

 

O tempo de adaptação dos moradores de Manaus com os novos meios de transporte é outro empecilho para a efetiva colaboração dos sistemas durante o evento, frisou o coordenador da UGP Copa. “É um processo de longo prazo, porque depois que o sistema estiver funcionando, temos que mostrar que as pessoas podem deixar seus carros para aderir ao transporte coletivo”, explicou.

 

No início de agosto deste ano, o consórcio Monotrilho Manaus foi aprovado pela Comissão Geral de Licitação do Amazonas (CGL) como empresa responsável pela obra do empreendimento. As primeiras instalações estavam previstas para ocorrer em outubro, mas a Controladoria Geral da União (CGU) apontou irregularidades no projeto, impedindo assim o seu início sem as devidas resoluções.

 

Miguel Capobiango disse que está sendo feito um relatório contendo questões de ordem técnica em resposta aos questionamentos da CGU. Ele estima que até o fim deste ano seja fechado o contrato com o consórcio responsável pela construção do monotrilho. “Esse processo vai depender da avaliação da CGU. Esperamos finalizar isso ainda este mês”, disse.

 

Já aprovado pelo governo federal, o projeto do BRT está em processo licitatório. A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) informou que, até o momento, 37 empresas estão interessadas em participar da licitação, mas só haverá definição no fim do processo, no dia 30 de dezembro. As obras só poderão ser iniciadas quando o contrato de ordem de serviço for assinado com a empresa vencedora, após a homologação do certame.

 

No lançamento do edital de licitação das obras, dia 26 de setembro, o secretário Municipal de Infraestrutura, Américo Gorayeb, prometeu que o sistema do BRT será entregue em janeiro de 2014, mas não descartou atrasos em razão das desapropriações.

 

 

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