Trem, ônibus, metrô... o transporte público é sem dúvida a melhor alternativa ao carro, e quem se desloca diariamente ao trabalho, às aulas, ou a um encontro com amigos está contribuindo para melhorar o trânsito, o ar e a vida nas cidades. Mas, embora a maioria de nós esteja acostumada a pagar pelo uso deste transporte, o custo nele embutido pesa no bolso na hora da compra do bilhete, e limita o acesso de muita gente.
Agora, na Europa, o país báltico Estônia quer mudar esta realidade e implantar transporte gratuito em todo o seu território, permanentemente.
Para começar, a proposta vem sendo testada na capital Tallin e, de acordo com as autoridades locais, "a experiência não poderia estar indo melhor do que está", demonstrando o acerto da medida.
Allan Akaüla, responsável pelos Assuntos Europeus da Estônia, afirma que em Tallin o uso de transporte público sem custo já trouxe a primeira vitória, ao conseguir "reduzir o número de automóveis na cidade". Além disso, a novidade vem ajudando as pessoas a se sentirem mais à vontade para ir a "restaurantes, bares ou cinemas".
Claro que há regras e, para poder viajar de transporte público na capital da Estónia sem desembolsar nada é necessário ser residente permanente na cidade e comprar um pequeno cartão, apenas uma vez, que custa dois euros.
Allan Akaüla está convencido de que o futuro das cidades europeias, e do mundo todo, passa por ter menos carros e pelo acesso gratuito aos meios de transporte coletivos. Uma combinação pra lá de sustentável!
Leia também:
Alemanha propõe transporte gratuito para combater poluição
Prefeita de Paris quer transporte público gratuito para combater ...
Quem tem direito à gratuidade no transporte público? Como obter o benefício
Contra poluição, capital da Macedônia oferece transporte público gratuito