Notas baixas para os ônibus de BH, Rio e SP

App MoveCidade reuniu dados de avaliação do transporte público nas três capitais. E os resultados foram apresentados na sexta (18) pelo Idec às prefeituras municipais

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Fonte: Mobilize/ Idec (ass. imprensa)  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 21 de maio de 2018

Ônibus lotado em Belo Horizonte: usuários insatisf

Ônibus lotado em Belo Horizonte: usuários insatisfeitos

créditos: André Correia/ Blog Lavanderia

Os ônibus municipais nas cidades de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo foram avaliados pelos usuários por meio do aplicativo MoveCidade e os dados apresentados pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) na última sexta-feira (18). As mais de 1.800 respostas recebidas pela ferramenta nos últimos seis meses apontaram a lotação e as condições dos ônibus municipais como os itens mais mal avaliados nas três cidades.

 

No aplicativo, os usuários podem avaliar o transporte coletivo por meio de estrelas para diversos itens, além informar o tempo de espera. Essa avaliação é inserida ao banco de dados geral que agrega todas as respostas. Veja abaixo as notas, de 0 a 10, para os principais itens das três capitais:

 

 Amostra: 339 avaliações. Pesquisa realizada entre 25/09/17 e 24/03/18

 

 

Amostra: 1.295 avaliações. Pesquisa realizada entre 25/09/17 e 24/03/18

 

Amostra: 203 avaliações. Pesquisa realizada entre 25/09/17 e 24/03/18

 

Também foram muito criticadas a falta de informação nos pontos e terminais, e de acessibilidade para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Outro ponto crítico é o tempo de espera pelos ônibus. Nos três municípios, mais de 70% dos avaliadores indicaram ultrapassar 15 minutos aguardando nos pontos.

 

Além de divulgar os dados dos seis meses analisados pelo aplicativo, o Instituto enviou os resultados às respectivas secretarias de transporte municipais e estaduais. Veja aqui os documentos enviados às autoridades dos três municípios.

 

O aplicativo 

O MoveCidade permite que usuários de transporte público avaliem pelo celular a qualidade de diversos quesitos dos ônibus, trens, metrôs e estações de bicicleta compartilhada, como limpeza; informações no interior dos veículos, pontos e plataformas; conduta do motorista; lotação; tempo de espera; infraestrutura de acessibilidade etc.

 

Entre os diferenciais do App está sua utilidade para a geração de um banco de dados independente, produzido pela sociedade, e de informações consistentes para subsidiar análises qualitativas. Também estimula o senso crítico dos usuários sobre tudo o que se relaciona à qualidade do transporte público. Além disso, embasa e fortalece as reclamações feitas pela população aos órgão públicos por melhorias no transporte.

 

A ferramenta MoveCidade foi criada pelo Idec, em parceria com o Instituto Clima e Sociedade (iCS) e o Laboratório de Exeprimentação Digital (LED), e está disponível para download gratuito para celulares Android e iOS no site do aplicativo.

 

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