A partir do próximo fim de semana já será possível viajar em um trem de alta velocidade de Miami para Fort Lauderdale e West Palm Beach, no sul da Flórida. O serviço da empresa Brightline prevê um ramal para Orlando, mas ainda não há data definida para a conclusão das obras e a chegada do trem à cidade dos parques temáticos.
São pouco mais de 100 km de ferrovia entre a Miami Central Station e o ponto final da ferrovia, em West Palm Beach. Mas o serviço representa uma alternativa ao transporte rodoviário, até hoje a única forma de se movimentar por esta região da Flórida.
Cabine de comando dos trens da Brightline
O ramal de Miami, inaugurado para políticos locais e imprensa no último dia 11, começará a receber passageiros em 19 de maio. A previsão é de que as viagens entre Miami e Fort Lauderdale, as duas maiores cidades da região, durem 30 minutos. O trecho entre Fort Lauderdale e West Palm Beach já está em operação e também tem duração de 30 minutos, atingindo uma velocidade máxima de 127 km/h.
As operações em Miami serão baseadas na renovada estação ferroviária da cidade, a Miami Central Station, onde também chega o trem que liga o centro ao aeroporto internacional. Para o redesenho das estações, a Brightline conta com a participação de duas das maiores empresas de arquitetura e engenharia do mundo: a Skidmore, Owings & Merrill LLP (SOM) e Rockwell Group.
Projeto da "All Aboard Florida" Train Station, em Miami | Imagem: SOM
Turistas que estão em Miami já não precisam obrigatoriamente de um automóvel para visitar pontos turísticos mais distantes, como Palm Beach. E quem pousa no aeroporto de Fort Lauderdale (caso dos voos da Azul, a partir de Viracopos, Recife e Belém) também pode se deslocar a Miami usando o novo transporte público.
A grande expectativa é pela abertura do ramal para Orlando, a partir de West Palm Beach, embora as obras ainda estejam em estágio bem inicial e sem previsão de quando a operação irá começar. Mas já se estima que as composições atingirão uma velocidade máxima de 200 km/h.
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