Bicicleta é prioridade no plano de mobilidade de Cabo Frio (RJ)

Proposta foi lançada em junho de 2017. Agora, trabalhos entram na fase final, com apoio de uma pesquisa Origem-Destino

Notícias
 

Fonte: Clique Diário  |  Autor: Thaiany Pieroni  |  Postado em: 25 de abril de 2018

Reunião realizada na segunda-feira (23) com a popu

Reunião realizada na segunda-feira (23) com a população

créditos: Clique Diário

 

Nesta quarta-feira (25, a Prefeitura e a população de Cabo Frio (RJ) iniciaram os debates finais sobre o Plano Participativo de Mobilidade Urbana da cidade, que vem sendo construído desde junho de 2017. Na reunião de hoje os ciclistas serão ouvidos para debater a importância do veículo para a circulação das pessoas na cidade.

 

O coordenador do Departamento de Engenharia de Trânsito e Transportes (Engettrans) da Secretaria de Mobilidade Urbana, Leandro Knopp, levanta soluções para resolver problemas. “Entender as dificuldades ao usar o veículo e quais as possíveis soluções para transitar na cidade nos aponta um caminho para melhorias. Vamos discutir com todos os interessados, principalmente os que utilizam a bicicleta e entendem sobre o tema”.

 

"A bicicleta, junto com o transporte público, é a principal solução para melhoria do trânsito. Cabo Frio é uma cidade perfeita para usarmos a bicicleta. Queremos ter um melhor uso desse transporte para facilitarmos o trânsito na cidade. Queremos investir muito nesse tipo de transporte sustentável não só para beneficiar a população, mas dar visibilidade para Cabo Frio”, declarou o secretário.

 

A secretaria vem realizando uma série de encontros com a população para formular o Plano Participativo. As primeiras reuniões foram segmentadas por bairros, e agora elas acontecem por temas. Já participaram representantes dos taxistas, da acessibilidade e do turismo. 

 

Pesquisa Origem-Destino
Além dos encontros presenciais, a Secretaria de Mobilidade Urbana também vem realizando uma pesquisa online de origem e destino, desenvolvida pelo Departamento de Engenharia de Tráfego e Transportes. O objetivo é conhecer os hábitos da população cabo-friense para a elaboração do Plano Participativo de Mobilidade Urbana. Para obter um resultado eficiente é necessária a participação de todos os moradores.

 

Para participar é necessário responder as perguntas do questionário disponível no endereço eletrônico https://goo.gl/KVnr2w informando e-mail, nome e sobrenome, idade, gênero, renda familiar, escolaridade, além do tipo de residência e bairro onde mora, estuda, faz compras e utiliza para lazer. Também é preciso informar as necessidades de mobilidade e acessibilidade e sugerir como é a cidade esperada para os próximos anos.

 

O calendário de elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de Cabo Frio ainda prevê outras pesquisas complementares e eventos técnicos (com especialistas). Após a consolidação do Plano em forma de Projeto de Lei (PL), ele será encaminhado à Câmara Municipal de Vereadores para aprovação. 

 

Leia também:

Caderno de Referência para Elaboração de Plano de Mobilidade ...

Plano de Mobilidade Urbana de Belo Horizonte

Plano de mobilidade do Recife

Plano de Mobilidade Urbana de Campina Grande (PB)

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário