Com o objetivo de qualificar as calçadas e cada vez mais ampliar o espaço público de convivência para os pedestres, a Prefeitura de Florianópolis lança o projeto ‘Cidade para as Pessoas’. A ideia é estimular os deslocamentos a pé, contribuindo para a melhoria da mobilidade urbana e ampliação da acessibilidade na cidade.
A apresentação do programa ocorre nesta terça-feira (20), a partir das 14h no auditório da CDL de Florianópolis e contará com a abertura do prefeito Gean Loureiro.
A primeira etapa é nova regulamentação para as calçadas e passeios da cidade que agora contam com regras mais adequadas. “Decidimos atualizar as regras com o que de mais recente a ABNT apontou para a instalação de pisos táteis e as dimensões para as rampas para as travessias”, explica a arquiteta e urbanista do Ipuf, Ingrid Zandomeneco.
Após a abertura do evento, o diretor da Região Metropolitana do Ipuf, Michel Mittmann fará uma apresentação sobre as diretrizes de planejamento urbano do Ipuf. Na sequência, o manual Calçada Certa será tema de orientações da arquiteta Ingrid Zandomeneco. Por fim, a AsBEA/SC (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura) ministrará uma oficina com o tema ‘Quadra Modelo’, inserido no contexto do novo manual para as calçadas e passeios da cidade.
Incentivo à implantação dos parklets, novo manual de padronização de calçadas e ampliação dos passeios são as três principais ações previstas.
Serviço
Cidade para as Pessoas - 3 Programas de Valorização do Pedestre
Quando: 20 de março, das 14h às 16h
Local: Auditório do CDL, rua Felipe Schmidt, 679
Leia também:
Prefeitos da Grande Florianópolis assinam pacto para mobilidade
Projeto em Florianópolis quer resgatar relação da cidade com o mar
Catamarã com 180 lugares ligará cidades da Grande Florianópolis
Florianópolis pede paz no trânsito e prioridade ao pedestre