Uma proposta para transformar gradualmente a capital britânica em um sistema interconectado de ruas para pedestres foi divulgada por um renomado escritório de arquitetura com sede em Londres, o Zaha Hadid Architects.
Intitulado Walkable London, o estudo realizado pelos urbanistas identificou as artérias e áreas da cidade que mais se beneficiariam com a pedestrianização. Pela proposta, a transformação seria implementada em três fases: avenidas primárias, avenidas secundárias e, finalmente, distritos inteiros. Importantes avenidas seriam foco desta transformação, como a Upper Street, Oxford Street e Regent Street.
Os arquitetos justificam a proposta no site Walkable London, ao lembrar que em todo o mundo observa-se a tendência de ruas exclusivas para pedestres não apenas em trechos específicos, mas em distritos inteiros. Assim, esta proposta para Londres é de "uma rede em grande escala de rotas peatonais que criará corredores de ativação em toda a capital", explicam. E concluem:
"Transformar apenas algumas ruas dificilmente fará uma grande diferença em termos de congestionamento, poluição, segurança, saúde pública, benefícios econômicos e capital social. Para fazer parte de uma rotina diária, precisamos de uma rede peatonal completa como parte integrante da infraestrutura de transporte da cidade".
"Criar uma cidade peatonal não se trata apenas de torna-lá caminhável; trata-se também da estrutura socioeconômica local e da cidade. Apresentamos a primeira etapa da análise - um estudo em toda Londres sobre as interconexões entre pedestres e as tendências socioeconômicas, com foco nas áreas onde os conceitos Walkable London são introduzidos" (Descrição do Walkable London).
Os vídeos do site dividem a proposta em três categorias: rede peatonal proposta, análise de dados da cidade e estratégias alternativas de design de habitação. Confira abaixo.
Rede Peatonal Proposta
ZHA Walkable London Network from Walkable London on Vimeo.
Análise de Dados da Cidade
City Data Analytics from Walkable London on Vimeo.
Estratégias Alternativas de Projetos Habitacionais
Saiba mais sobre a proposta no site Walkable London, aqui.
Leia também:
Distrito de Londres troca carros por bikes e calçadas
Calçada em Londres transforma passos dos pedestres em energia
Britânicos querem fim de carros novos a diesel e gasolina até 2040