Acessibilidade no VLT de Santos (SP) será melhorada, diz EMTU

Problemas apontados pelo Conselho dos Direitos das Pessoas com Deficiência são confirmados em vistoria, e Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos promete adequações

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Fonte: A Tribuna  |  Autor: Gabriel Oliveira  |  Postado em: 05 de março de 2018

VLT da Baixada tem problemas de acessibilidade a d

VLT da Baixada tem problemas de acessibilidade a deficientes

créditos: Irandy Ribas/AT

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) anunciou que irá mexer nas estações do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), em Santos e São Vicente, no litoral paulista, para corrigir falhas de acessibilidade.

 

Os problemas para cadeirantes, cegos e outras pessoas com deficiências estão descritos em relatório do Conselho dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Condefi) de Santos e foram denunciados pelo jornal A Tribuna em 11 de janeiro.

 

No dia anterior à publicação da matéria, a reportagem percorreu pontos de parada do VLT ao lado do presidente do Condefi, Luciano Marques.

 

A visita mostrou uma série de problemas que as pessoas com deficiência são obrigadas a encarar ao utilizarem o transporte: bancos e lixeiras no caminho do pisos táteis direcionais dos cegos, desníveis na borda de algumas estações, grande espaço entre o vagão e a plataforma e rampas muito íngremes para acesso aos pontos de parada.

 

Uma vistoria conjunta de representantes do Condefi, da Comissão Municipal de Transportes (CMT) de Santos, da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) e da EMTU realizada nesta semana comprovou a necessidade de adequações.

 

O que será feito

A EMTU diz que fará obras para afastamento de bancos e lixeiras das linhas táteis direcionais a partir da semana que vem.

 

Para reduzir o espaço entre o trem e a plataforma, estão sendo fabricadas peças, com especificações de cada estação, pois os vãos têm características diferentes. Segundo o órgão, a colocação desses objetos será concluída neste semestre.

 

Haverá ainda a instalação das portas-plataforma nas últimas cinco das 15 estações (Itararé, João Ribeiro, Nossa Senhora de Lourdes, Pinheiro Machado e Terminal Porto) até o fim de março, o que acabará com o desnível existente nos locais onde não há piso na borda.

 

Sobre as rampas de acesso às estações, a EMTU informou que será realizado levantamento topográfico, seguido de elaboração de projeto e depois contratação de empresa para executar o serviço.

 

O presidente do Condefi ficou feliz com o resultado da vistoria. “Eu entendo como satisfatório, mas vamos esperar para ver será a atuação deles”.

 

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