Trem de passageiros capital-interior volta aos planos do governo de SP

Consórcio é contratado pelo governo estadual para realizar estudo do 'trem intercidades' entre São Paulo-Americana. Estudo de pré-viabilidade deve ser concluído até maio

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Fonte: A&Cweb  |  Autor: Nathalia Lopes  |  Postado em: 02 de março de 2018

Trem entre cidades em SP: projeto antigo que volta

Trem entre cidades em SP: projeto antigo que volta à pauta

créditos: Reprodução

A Secretaria de Logística e Transportes do Estado de São Paulo contratou o Consórcio Pró-TL para realizar um estudo inédito que dará origem a um novo sistema de transportes para a Macrometrópole de São Paulo – área geográfica que considera a região metropolitana da capital, Santos, Sorocaba, Campinas, São José dos Campos e a conexão com São Sebastião. Nessa região se concentram 75% da população paulista e 80% do PIB do Estado.

 

O prazo para a execução do estudo é de 20 meses, entretanto já nos primeiros 90 dias serão disponibilizados os estudos necessários para a implantação do Trem Intercidades na rota São Paulo-Americana. O principal objetivo da análise é mostrar a possibilidade do compartilhamento das vias férreas atualmente existentes entre os transportes de carga (federal) e de passageiros (estadual). Esta proposta de trem surgiu em 2013, mas à época o governo estadual avaliou que os custos eram altos para serem bancados somente pela esfera pública.  

 

Atualmente, o tráfego de pessoas e cargas entre as regiões da Macrometrópole é feita principalmente pelo sistema rodoviário. O novo Plano Diretor de Mobilidade deve propor alternativas de transporte e logística da região, considerando o aproveitamento da infraestrutura existente – as quais poderão ser licitadas, de acordo com o governo do Estado de São Paulo.

 

O Consórcio Pró-TL, responsável pelos estudos, é composto por cinco empresas lideradas pela DB Internacional Brasil Ltda., subsidiária do grupo Deutsche Bahn, a maior companhia operadora de ferrovias da Europa. Ele venceu outros 22 consórcios (46 empresas participantes) na licitação internacional.

 

Cronograma

Já na próxima semana, técnicos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Banco Mundial (BIRD) se reunirão com membros do Consórcio Pró-TL para definirem os detalhes do Trem Intercidades.

 

A intenção do Governo é que os estudos de pré-viabilidade sejam concluídos até maio de 2018. Na sequência, os técnicos do governo tentarão viabilizar os procedimentos de audiência e consulta pública ainda no primeiro semestre deste ano.

 

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Comentários

Michell - 22 de Junho de 2020 às 14:15 Positivo 3 Negativo 0

Trecho Campinas/Santos Campinas (Centro) Aerop. de Viracopos Itupeva Aerop. NASP (Cajamar) Osasco J. Prestes Luz Aerop. de Congonhas Diadema Aerop. do ABC (S. B. do Campo) Cubatão Aerop. do Guarujá Porto de Santos Santos (Centro)

Michell - 06 de Junho de 2020 às 12:19 Positivo 2 Negativo 1

primeiras etapas do Trem Intercidades: 1, de Campinas "Centro" até o Porto de Santos "Baixada Santista" & 2, do Aeroporto Prof. Urbano Ernesto Stumpf "S. J. dos Campos, Vale do Paraíba" até Sorocaba

FELIPECIPRIANOFARI2004@HOTMAIL COM - 06 de Abril de 2019 às 05:50 Positivo 0 Negativo 0

bom dia e nosso interior quando volta os trens de passaseiros tiranan de nos acoisa maiss boa que tinha prra viajar com um preco bom e agora tem que pagar muito por onibus AUM PRECO MUITO CARO O TREM NOS SREVIA BEM POR CAUSA DESSE MALDODP FH QUE AC

Cláudia Gardinal - 06 de Setembro de 2018 às 13:23 Positivo 0 Negativo 0

Seria uma excelente projeto, hoje podemos perceber que há várias pessoas que moram em cidades afastadas e trabalham no centro de São Paulo, tendo que se deslocar através de fretados o qual as empresas não arcam com a passagem. Dificultando no geral.

Roberto - 03 de Julho de 2018 às 18:35 Positivo 1 Negativo 0

Como pode voltar o trem de passageiros, se foi no governo tucano que acabaram com a FEPASA com toda malha ferroviaria toda abandonada quando tinha os trens de longa distancia.

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