A Secretaria de Logística e Transportes do Estado de São Paulo contratou o Consórcio Pró-TL para realizar um estudo inédito que dará origem a um novo sistema de transportes para a Macrometrópole de São Paulo – área geográfica que considera a região metropolitana da capital, Santos, Sorocaba, Campinas, São José dos Campos e a conexão com São Sebastião. Nessa região se concentram 75% da população paulista e 80% do PIB do Estado.
O prazo para a execução do estudo é de 20 meses, entretanto já nos primeiros 90 dias serão disponibilizados os estudos necessários para a implantação do Trem Intercidades na rota São Paulo-Americana. O principal objetivo da análise é mostrar a possibilidade do compartilhamento das vias férreas atualmente existentes entre os transportes de carga (federal) e de passageiros (estadual). Esta proposta de trem surgiu em 2013, mas à época o governo estadual avaliou que os custos eram altos para serem bancados somente pela esfera pública.
Atualmente, o tráfego de pessoas e cargas entre as regiões da Macrometrópole é feita principalmente pelo sistema rodoviário. O novo Plano Diretor de Mobilidade deve propor alternativas de transporte e logística da região, considerando o aproveitamento da infraestrutura existente – as quais poderão ser licitadas, de acordo com o governo do Estado de São Paulo.
O Consórcio Pró-TL, responsável pelos estudos, é composto por cinco empresas lideradas pela DB Internacional Brasil Ltda., subsidiária do grupo Deutsche Bahn, a maior companhia operadora de ferrovias da Europa. Ele venceu outros 22 consórcios (46 empresas participantes) na licitação internacional.
Cronograma
Já na próxima semana, técnicos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Banco Mundial (BIRD) se reunirão com membros do Consórcio Pró-TL para definirem os detalhes do Trem Intercidades.
A intenção do Governo é que os estudos de pré-viabilidade sejam concluídos até maio de 2018. Na sequência, os técnicos do governo tentarão viabilizar os procedimentos de audiência e consulta pública ainda no primeiro semestre deste ano.
Leia também:
Governo paulista promete retomar projeto do trem entre cidades
Concluído estudo de viabilidade do trem Brasília-Goiânia
Trem de passageiros entre Luziânia e Brasilia sairá do papel?
Previsto para 2017, trem de Sorocaba a SP não tem data para sair do papel
Ferroanel Norte pode virar moeda de troca