Frente Parlamentar defende subsídios para baratear tarifa dos ônibus

Deputados da Frente Parlamentar do Transporte Público defenderam nesta quarta-feira (21) a criação de subsídios para o setor como forma de baratear as tarifas de ônibus

Notícias
 

Fonte: Agência Câmara Notícias  |  Autor: Sílvia Mugnatto  |  Postado em: 22 de fevereiro de 2018

Adicional sobre a gasolina pode reduzir custo do t

Adicional sobre a gasolina pode reduzir custo do transporte

créditos: Prefeitura de SJC

O coordenador da frente, deputado Mauro Lopes (PMDB-MG), afirmou que beneficiar o transporte coletivo é socialmente justo. "O transporte coletivo no Brasil está endividado, as empresas estão devendo Previdência, muitas já fecharam as portas. Não compensa mais esta atividade, dada a quantidade de gratuidades que recaem todas sobre o transporte de passageiros. E tem que ter [as gratuidades], porque o transporte coletivo é uma atividade social e o governo tem que incentivar isso, ajudando aqueles que não podem pagar a passagem", declarou.

 

O presidente da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos, Otávio Cunha, informou que as gratuidades legais do transporte representam 17% dos custos: "60% das pessoas que deixaram de usar o transporte público retornariam a ele se a tarifa fosse R$ 1 mais barata. A tarifa média nacional hoje é de R$ 3,70, então, se ela custasse R$ 2,70, 60% retornariam", explicou.

 

Empresários e deputados lembraram das dificuldades relacionadas ao momento atual, como elevação dos preços da gasolina e interrupção na votação das propostas de emendas à Constituição (PECs) em razão da intervenção no Rio de Janeiro.

 

Otávio Cunha citou, no entanto, outros exemplos do que considera subsídios, como o aumento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) ou, como vem sendo feito em Goiânia (GO), da taxa de licenciamento de veículos. Uma terceira via seria a criação de um fundo federal, já que o transporte é um direito social.

 

O presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Jonas Donizette, disse que os aplicativos de transporte agravaram a situação. "Os aplicativos, ao contrário do que muita gente imagina, não tiraram passageiros apenas dos táxis, tiraram também do transporte coletivo. E quando você faz a distribuição do número de passageiros, quando ele é menor, o preço tem que ser maior para compensar aquele custo", declarou.

 

Adicional sobre a gasolina

O prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Jr., defendeu o adicional sobre a gasolina, também chamado de Cide Verde, sem a necessidade de aprovação municipal. Marchezan Jr. disse que as gratuidades de passagens em sua cidade representam 36% dos custos.

 

Entre as propostas relacionadas ao tema que aguardam análise na Câmara dos Deputados está a PEC 159/07, que permite aos prefeitos criar um adicional sobre o valor da gasolina para reduzir os preços das tarifas de ônibus. A votação de PECs pela Câmara, no entanto, está suspensa em razão da intervenção federal no estado do Rio de Janeiro.

 

Clique aqui para ler a proposta na íntegra.

 

Leia também:
Volta Redonda (RJ) cria linha com "tarifa zero"
Prefeituras não precisam aumentar tarifas de ônibus todos os anos
Má qualidade do transporte público aumenta preferência por carro
Boletim Mobilize no Rádio discute a licitação dos ônibus em SP


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário