Justiça Federal do Rio determina interdição da ciclovia Tim Maia

Decisão 9ª Vara de Fazenda Pública se dá depois que novo trecho da via desabou com o temporal que atingiu a cidade na semana passada

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Fonte: O Globo  |  Autor: João Paulo Saconi  |  Postado em: 19 de fevereiro de 2018

Trecho da ciclovia Tim Maia desabou perto do Joá,

Trecho da ciclovia Tim Maia desabou perto do Joá, Zona Sul

créditos: João Roberto/ Bike aos Pedaços

A Justiça Federal do Rio determinou a interdição da ciclovia Tim Maia, que teve um trecho destruído na semana passada, após o temporal que atingiu a cidade na quinta-feira (15). De acordo com a decisão da juíza Maria do Carmo Freitas Ribeiro, apenas o trecho que liga o Vidigal ao Leblon, que já existia antes da construção da via, permenecerá aberto.

 

Ainda de acordo com a decisão, a ciclovia só poderá ser reaberta depois que o licenciamento ambiental seja realizado. A decisão da juíza atendeu ao Ministério Público Federal (MPF), que entrou na sexta-feira (16) com um pedido de liminar de urgência para que a Prefeitura do Rio e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) interditem a ciclovia.

 

O trecho de 30 metros da ciclovia, na altura da praia do Pepino, é o segundo da ciclovia que desaba desde a sua inauguração. No dia 21 de abril de 2016, outro trecho da ciclovia, entre o Vidigal e São Conrado, na Zona Sul do Rio, desabou matando duas pessoas. O trecho permanece interditado por tempo indeterminado.

 

A decisão foi tomada pelo juiz Marcello Alvarenga, da 9ª Vara de Fazenda Pública, após analisar laudo entregue na semana passada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ). Na sentença, o juiz determina ainda que o município realize os reparos e adote as providências recomendadas pelo Crea.

 

Além do ex-prefeito, os réus desse processo são o município do Rio de Janeiro, a companhia Concremat Engenharia e Tecnologia S/A, o Consórcio Contemat-Concrejato e os engenheiros Marcello José Ferreira Carvalho, Ioannis Saliveiro Neto e Hercules Bruno Neto.

 

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